Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Veículo Eléctrico Natural

Veículo eléctrico natural

Professores e alunos do Instituto Politécnico de Viseu desenvolveram um veículo eléctrico puro (VEP), adequando um automóvel, "dito normal", com emissões muito reduzidas.

> Liliana Alexandre
> Luís Machado
> Raquel Carvalho

A ideia foi desenvolvida por alunos com o apoio dos professores da disciplina de Projecto no último ano do curso de Engenharia Electrotécnica. Os trabalhos iniciados em Novembro do ano passado, resultaram no VEP, tendo sido apresentado agora.

A concepção passa por adaptar um veículo tradicional, transformando-o num automóvel que funciona a tracção eléctrica total. Segundo os promotores do projecto, conseguiu-se chegar a um veículo, "que exibe uma performance interessante, tendo um nível de emissão zero, no local de utilização, e uma taxa de emissão efectiva da ordem dos 40 gramas de CO2 por km percorrido".

O coordenador do projecto mencionou, durante a apresentação, que o VEP "assenta no sistema de mobilidade alternativa, em que a fonte energética não é baseada em hidrocarbonetos, mas sim na utilização da electricidade como portadora de energia". Os valores de consumo são à volta de 20 por cento das de um carro a gasolina.

O objectivo ainda não passa por uma futura comercialização, pois trata-se de um projecto académico, no âmbito de uma disciplina de um curso superior.

Na sessão foi relembrado que os automóveis, "convencionais" são um dos mais significativos responsáveis pelo consumo de cerca de 60% dos combustíveis fósseis, tal como pela destruição dos ecossistemas, por causa da emissão de (CO2).

Características do VEP

O automóvel tem uma carroçaria tradicional onde foram retirados todos os componentes relacionados com o motor de combustão, mantendo a instalação eléctrica. Tem um motor de indução trifásico com 15KW (20 cv) de potência nominal e 39 KW (53 cv) de potência de pico, com uma velocidade máxima de 12 mil rotações por minuto (rpm), refrigerado a água. Alcança 70 km/h como velocidade de ponta e tem uma autonomia de 50km (correspondendo a uma descarga de 40% da bateria). Leva cerca de 2 horas para recarregar.


Veículo Eléctrico Natural
Veículo Eléctrico Natural


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior