Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os estatutos da AAUBI foram alterados para que os alunos de mestrado possam participar

Polémica nos estatutos da AAUBI

A última assembleia-geral de alunos serviu para alterar os estatutos da academia, nomeadamente, no que respeita à possibilidade de voto dos alunos de mestrado. Uma medida que, todavia, ainda não vai estar em prática nas próximas eleições.

> Catarina Mendes

A Assembleia-geral de Alunos (AGA) do passado dia 22 de Novembro teve como ordem de trabalhos a “alteração dos estatutos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior”.
Com pouca assistência, em parte devido à repentina marcação, esta assembleia serviu para eliminar certas restrições ao acto eleitoral por parte dos ubianos. Limitações que inibem os alunos de mestrado, pós-graduações e doutoramentos de votar para as eleições da AAUBI e convocar assembleias extraordinárias.
Saulo Nunes, aluno de mestrado de Arquitectura, afirma que a não alteração atempada dos estatutos prejudica a participação democrática nas eleições para os representantes da AAUBI, “não vejo os meus direitos defendidos, sendo igualmente aluno da UBI, pois não tenho poder decisivo”. Contrariando os estatutos, em concreto o artigo 2º: “A AAUBI rege-se pelos seguintes princípios: democraticidade; todos os estudantes têm direito de participar na vida associativa, nomeadamente o de eleger e ser eleito para os corpos directivos da AAUBI”.
Bruno Carneiro, ex-presidente da AAUBI, fez referência à mesa da AGA para que estas alterações fossem postas em prática imediatamente, para isso a acta desta assembleia devia ser aprovada em minuta e entraria automaticamente em vigor, mas a sua ideia foi recusada pela mesa. “Esta AGA foi tardia, ou se fazia mais cedo para que entrasse já em vigor, ou então se o problema não tivesse resolução imediata, mais valia não se ter feito.”
Ana Domingues, aluna de Engenharia Informática, sublinha que “se nem a associação académica faz por preservar os nossos direitos, quem o fará?”
No dia 12 de Dezembro realizam-se as eleições para a AAUBI, mas só alunos de licenciatura (1ºciclo) irão votar.


Os estatutos da AAUBI foram alterados para que os alunos de mestrado possam participar
Os estatutos da AAUBI foram alterados para que os alunos de mestrado possam participar


Data de publicação: 2007-11-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior