Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Este evento foi promovido pela Unidade Científico-Pedagógica das Engenharias

Telecomunicações em debate nas Engenharias

Decorreu no Edifício das Engenharias da UBI, no dia 23 de Novembro de 2007, uma conferência sobre telecomunicações, inserida num vasto rol de iniciativas das “Engenharias ´07 Inovação & Desenvolvimento”.

> André Gonçalves
> Orlando Laranjo

A sessão teve como moderador o docente Fernando Velez do Departamento de Engenharia Electromecânica. O primeiro interveniente foi Yolanda Blanco, da Universidade Europeia de Madrid, que focou a sua participação no tema “Developing a Key Skills Guide and Assessment Criteria for ICT Degrees”, defendendo a criação de cursos de tecnologia, baseados no trabalho de equipa, responsabilidade e hábitos de estudo.

A conferência contou ainda com a participação dos convidados António Reis, professor do Departamento de Física, Pacheco Carvalho, responsável pelo Centro de Informática da UBI e de Rui Rosa Paulo, que defendeu a validação de modelos de tráfego multi-serviço para sistemas de comunicações móveis de 3.5G com suporte de mobilidade.
Na conferência participou ainda Daniel Robalo, aluno de mestrado no Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior, que apresentou o seu projecto e planeamento de redes sem fios IEE 802.16. para comunicações, a partir da experiência com antenas sectoriais e omnidireccionais. Daniel Robalo considerou que “o Wimax já é uma realidade rumo ao 4G”.


Este evento foi promovido pela Unidade Científico-Pedagógica das Engenharias
Este evento foi promovido pela Unidade Científico-Pedagógica das Engenharias


Data de publicação: 2007-11-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior