Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Humor e malabarismo no Teatro das Beiras

“Tosta Mista Show” é uma peça que junta a arte dos malabares com comédia improvisada. Thorsten Grütjen veio apresentar o seu espectáculo às crianças da Covilhã.

> Elsa Afonso
> Ricardo Leite

Há 15 anos em Portugal, Thorsten Grütjen que já fez espectáculos um pouco por toda a Europa, veio no passado dia 21 de Novembro mostrar as suas artes de malabarismo no Teatro das Beiras. As crianças da Escola Básica 1 "Montes Hermínios" do Tortosendo e do pré-escolar da Obra Social Nossa Senhora da Conceição assistiram ao espectáculo intitulado “Tosta Mista Show”.
“Este espectáculo é uma mistura das minhas técnicas preferidas de malabares com divertimento puro”, refere o artista, acrescentando que “nada é programado”, o espectáculo constrói-se no momento através da interacção do intérprete com o público. “Tosta Mista Show” está em cena desde 1999 e já percorreu várias zonas do País.
As crianças estiveram irrequietas durante o espectáculo mostrando sempre muito interesse em participar quando Tosta Mista chamava alguém ao palco. Um dos participantes foi Daniel, oito anos, aluno da escola do Tortosendo: “já o tinha visto o ano passado mas este ano achei mais engraçado”, disse. As responsáveis pelos alunos também se mostraram satisfeitas, “os pais das crianças gostam muito que eles participem nestas actividades extra-curriculares” refere Teresa Carneiro da Obra Social Nossa Senhora da Conceição.
Em “Tosta Mista Show”, vários objectos são usados no malabarismo. A manipulação de várias bolas ao mesmo tempo agrada bastante ao público, mas são os truques com fogo que mais cativam. O artista saiu feliz deste espectáculo. “Interessa-me o que o público sente mas muitas vezes eles não são honestos” contrapõe.
Thorsten admite que por vezes fica triste, mesmo depois de uma boa actuação. Caracteriza-se como um “auto-crítico” pois uma boa avaliação de um espectáculo “depende do carácter de cada artista.”
“Comecei muita tarde a aprender malabarismo, nunca tinha pensado entrar no mundo do espectáculo” menciona Thorsten Grütjen que se considera um auto-didacta e que apenas descobriu a sua vocação aos 21 anos. Como nenhum português conseguia pronunciar o seu nome correctamente, Thorsten acabou por ficar conhecido como “Tosta” tendo seguidamente adoptado o nome artístico de “Tosta Mista – O Malabarista” que dá título à peça.



"Tosta Mista" exibe as suas técnicas de malabarismo


Data de publicação: 2007-11-27 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior