Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Escola Quinta das Palmeiras celebrou o Dia da Filosofia

Quinta das Palmeiras comemora Dia Mundial da Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia foi comemorado na Escola Quinta das Palmeiras no passado dia 15 de Novembro. Duas sessões de cinema constituíram esta iniciativa que teve como tema “Os Últimos Dias da Raça Humana”.

> Vânia Rodrigues

Em 2027, o mundo vive em anarquia graças à infertilidade da população. O mais novo cidadão de todo o planeta, de 18 anos, acaba de morrer, e a humanidade depara-se com a sua possível extinção. Em Londres, uma cidade agora devastada, Theo, um burocrata desiludido, vê-se no papel de protector de uma mulher grávida, talvez a última esperança que resta, pois já não nasce ninguém há 19 anos.
“Filhos do Homem” foi o filme exibido na Escola Secundária Quinta das Palmeiras para comemorar o Dia Internacional da Filosofia, como forma de relembrar e salientar o seu papel pedagógico, cultural, social e político. A sessão teve a intenção de mostrar que a Filosofia não pertence apenas a um determinado tipo de elite, mas é um assunto que deve ser abordado e praticado por todos. Uma prática que, segundo os organizadores desta iniciativa, contribui para melhorar a qualidade de vida, e que «é essencial nos dias que correm pelos conflitos sociais que cada vez mais se manifestam». O filme foi exibido duas vezes, uma às 10h05 e outra às 15h10, para que atingisse o maior número de alunos possível.
Num mundo actualmente tão marcado pela guerra, confrontos raciais, catástrofes ambientais e interesses políticos que se sobrepõem frequentemente aos direitos humanos, este filme surgiu numa altura perfeita (2006), utilizando o futuro para falar, de forma clara e aberta, sobre o presente. Um filme que faz pensar porque nos obriga a enfrentar os nossos medos e pensamentos mais inconfessáveis, deixando a sensação que podemos estar a caminhar rapidamente para este caos e fim do mundo.
Assinalar um dia como este revelou-se bastante importante pois, segundo dados do Ministério, são cada vez menos os alunos a optar pela cadeira de Filosofia no 12ºano, com o fim do exame obrigatório. Um a situação que, segundo a organização, “nunca foi tão grave como agora”.
A decisão da UNESCO em determinar, em 2002, o Dia Internacional da Filosofia, serviu para realçar a sua importância para a reflexão sobre vários problemas, como as questões ambientais ou os conflitos nacionais, para o diálogo e para a pacificação, e pelo reconhecimento de que esta disciplina tem vindo a perder importância actualmente.


A Escola Quinta das Palmeiras celebrou o Dia da Filosofia
A Escola Quinta das Palmeiras celebrou o Dia da Filosofia


Data de publicação: 2007-11-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior