Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Em busca da leitura esquecida

O Teatro das Beiras recebe mais um Festival de Teatro. “A Revolta dos Livros”, uma peça de teatro infantil, ofereceu cor e magia às duas turmas do 5º e 6º anos da escola EB 2/3 do Tortosendo.

> Carla Dias
> Vânia Pacheco

“A Revolta dos Livros”, da autoria de Anne-Christie Dussart, manteve durante 50 minutos a magia no ar, relembrando as principais histórias da infância.
A peça que esteve em palco no dia 20 de Novembro remete para um problema actual de muitas crianças, que passa pelo esquecimento das histórias de encantar e dos livros que as acompanham desde pequenas.
Ema, personagem principal, representa estas crianças e enquanto dorme conta com a ajuda de todos os protagonistas dos seus livros favoritos que considera esquecidos. Um sonho, que dá vida àquelas personagens, traz de volta a imaginação e a alegria de ser criança.Num mundo onde as novas tecnologias reinam, parece já não haver espaço para “uma coisa que está muito em desuso, tem capas e folhas, e que se chama livro”, frisa o actor Adriano Bailadeira. A Companhia de Teatro de Portalegre tenta, assim, reforçar a importância da criatividade que as crianças podem adquirir através da leitura, abrindo-lhes a porta para “o mundo do imaginário”, como salienta Adriano Bailadeira.
As poucas ocasiões de uma ida ao teatro para os alunos da escola do Tortosendo, aliada ao tema didáctico desta peça, fizeram com que a professora e coordenadora da biblioteca da escola, Edite Leitão, recebesse de braços abertos esta oportunidade. Caracteriza “A Revolta dos Livros” como “um apelo à leitura, ao universo das histórias e põe em causa a vida atribulada que toda a gente leva sem tempo para nada”.
A Companhia de Teatro de Portalegre ficou satisfeita com as reacções que recebeu do público.



"A Revolta dos Livros" chegou ao Teatro das Beiras


Data de publicação: 2007-11-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior