Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Maria da Graça Carvalho

Internacionalização é fundamental para desenvolvimento de universidades

A ligação em rede com boas universidades internacionais é importante para que Portugal consiga alcançar o nível de qualidade pedido.

> Ricardo Leite
> Gisela Lourenço
> Vânia Pacheco

Maria da Graça Carvalho, professora catedrática no Instituto Superior Técnico e conselheira do presidente da Comissão Europeia, esteve ontem presente num Seminário sobre “Investigação cientifica e formação avançada” na Universidade de Évora (UE).

 

A professora considera que são muitos os desafios que se exigem às universidades, a nível da formação, investigação, ligação à sociedade e ao desenvolvimento da região. Diz ainda que as universidades europeias têm como principal problema a questão do financiamento, insuficiente para poderem desempenhar estas funções.

 

A mobilidade dentro e fora do país, de docentes, alunos e funcionários é muito importante para a troca de experiências. Maria da Graça Carvalho realça ainda que a Europa tem de se preparar para a Globalização, e é necessário assim a organização no espaço europeu através de redes de universidades, para poder gerar crítica e se poder competir a nível internacional.

 

A ligação de Portugal com outras universidades é essencial, atrair estudantes internacionais, e unir esforços para poder melhorar e atingir o nível de qualidade que é necessário actualmente.


Maria da Graça Carvalho
Maria da Graça Carvalho


Data de publicação: 2007-11-25 15:17:56
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior