Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra considerada a melhor do país

Apesar de não ser primeira entre os países de língua portuguesa, e ter descido no ranking mundial e europeu, a Universidade de Coimbra reforçou a liderança a nível interno.

> Ricardo Leite
> Gisela Lourenço
> Vânia Pacheco

De acordo com a classificação do “World University Rankings”, publicado pelo suplemento de ensino superior do jornal “The Times”, a Universidade de Coimbra (UC) surge em primeiro lugar entre as instituições de Ensino Superior em Portugal.
A UC foi classificada como a 319ª instituição em termos mundiais e a 145ª a nível europeu, seguida pela Universidade Nova de Lisboa que se encontra na 341ª posição no contexto mundial e na 158ª a nível europeu.
O estudo divulgado mostra que a mais antiga universidade do país reforçou a sua liderança, aumentando a distância em relação a Universidade Nova de Lisboa, a segunda universidade portuguesa que consta na lista. Em 2006, a Universidade Nova aparecia na 277ª posição, encontrando-se apenas a 11 lugares de diferença da UC, actualmente com a descida para a posição 341ª, a distância duplicou para 22 lugares. Por outro lado, a UC perdeu o primeiro lugar entre os países de expressão portuguesa, deixando-se ultrapassar pelas universidades brasileiras de São Paulo e de Campinas que são as únicas que ocupam o “top 200” das que leccionam na língua de Camões.
A escola de Ensino Superior que ocupa o primeiro lugar no ranking a nível mundial é a Universidade norte-americana de Harvard, sendo que as universidades britânicas de Cambridge e Oxford completam os duas restantes posições no pódio respectivamente.

 


Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra


Data de publicação: 2007-11-23 19:16:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior