Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Logótipo da Universidade do Algarve

Mudanças na Universidade do Algarve geram polémica

Tendo em vista a racionalização de recursos e uma maior justiça na escolha de futuros docentes, o reitor pretende criar uma estrutura única, acabando assim com as faculdades

> Gisela Lourenço
> Ricardo Leite
> Vânia Pacheco

O reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, pretende acabar com as faculdades na instituição. Para isso quer criar uma estrutura única composta apenas por três departamentos: Ciências, Humanidades e Economia.

O novo modelo estrutural da universidade está a gerar problemas entre docentes e alunos. Existem aqueles que preferem manter o antigo sistema de faculdades e escolas, e os que querem mudar para a nova estrutura única, com os diversos departamentos.

A extinção dos conselhos pedagógicos e científicos de cada faculdade, e consequente substituição destes por dois órgãos únicos, está também a causar polémica. Será retirado o poder das faculdades de escolher os docentes que entram no quadro e a passagem dos professores efectivos passará a ser feita pelo conselho científico único, independentemente do departamento onde abre a vaga.

Mudanças que vão contra a vontade de alguns docentes, mas João Guerreiro salienta que assim haverá uma maior racionalização de recursos e uma maior justiça quanto à escolha dos futuros docentes da Universidade.


Logótipo da Universidade do Algarve
Logótipo da Universidade do Algarve


Data de publicação: 2007-11-23 19:07:50
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior