Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Fachada da Faculdade de Belas Artes do Porto

Faculdade de Belas Artes do Porto prestigia os seus artistas

A partir de uma colecção editorial que teve o apoio da editora Afrontamento, a Faculdade de Belas Artes divulgará a obra de artistas, tanto alunos como docentes que passaram pela sua instituição de ensino.

> Gisela Lourenço
> Ricardo Leite
> Vânia Pacheco

“Escola do Porto” é o nome de uma colecção editorial que visa divulgar a obra de artistas que frequentaram a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Lúcia Matos, docente na Faculdade de Belas Artes é a coordenadora do projecto que só foi possível com a parceria da editora Afrontamento.Esta série editorial é uma iniciativa que pretende divulgar a investigação que a FBAUP tem vindo a concretizar e mostrá-la ao público. O lançamento destas obras permitirá dar a conhecer os artistas que passaram pela escola, sendo que muitos deles ocuparam ou ocupam lugar de destaque no meio artístico português.
Por ano serão editados dois volumes da colecção. O primeiro volume da autoria da historiadora Laura Castro já foi lançado e tem como temática a paisagem nas mais diversas formas de expressão, desde o século XIX até aos dias de hoje, evidenciando os artistas contemporâneos.Por seu lado, na Primavera do próximo ano, sairá um volume dedicado à obra do pintor Eduardo Luís, considerado um dos maiores pintores portugueses. Leonor Soares, assistente da Faculdade de Letras do Porto será a mentora desta segunda obra, que se trata de um estudo monográfico sobre este artista que se formou na cidade invicta.“Lanhas C.1945” está pensado para terceiro volume, que será escrito por Lúcia Matos sobre a obra do arquitecto Fernando Lanhas, um dos pioneiros da arte abstracta em Portugal.

 

 


Fachada da Faculdade de Belas Artes do Porto
Fachada da Faculdade de Belas Artes do Porto


Data de publicação: 2007-11-20 22:16:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior