Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A nova planta do Parque Industrial do Tortosendo foi mostrada na sessão

Covilhã volta a ter duas piscinas

A Câmara da Covilhã voltou a abrir concurso para a construção da piscina-praia e da piscina do Teixoso. Obras que fazem parte das recentes promessas da maioria social-democrata que lidera o concelho.

> Eduardo Alves

A reunião da passada sexta-feira, 16 de Novembro, teve como principal destaque a adjudicação de construção de duas piscinas no concelho. Isto porque, a autarquia tinha já dado luz verde para o arranque dos trabalhos, mas o Tribunal de Contas deu parecer negativo ao processo e o concurso ficou sem efeito.
Na reunião de sexta-feira, a construção das duas piscinas foi novamente atribuída. Um investimento de três milhões e trezentos mil euros que vai servir “para dotar a parte Norte do concelho de duas infra-estruturas de lazer que até aqui não existiam”, adianta João Esgalhado, vice-presidente da Câmara da Covilhã.
Já a oposição tem leitura diferente a mostra-se céptica perante o local da construção “da futura piscina da Covilhã”. Uma estrutura que ficará localizada junto ao Jardim do Lago “e que desde o início fica condicionada em espaço e em situação”, garante Miguel Nascimento.
A construção da Piscina Praia da Covilhã e da Piscina de Lazer do Teixoso deve arrancar no início do próximo ano e, segundo a autarquia, as obras têm um prazo de 180 dias. Ainda assim, nas contas do vice-presidente social-democrata, os covilhanenses “devem poder usufruir destas estruturas já este Verão”.
Por enquanto, uma outra estrutura que está a necessitar também de intervenções é o Parque Industrial do Tortosendo. A maior área, do concelho, dedicada às actividades industriais, “tem a sua primeira fase quase lotada”. Segundo a autarquia, da primeira fase deste parque, “só existe um lote disponível”. A segunda fase está também “praticamente completa” e por isso, a Câmara da Covilhã decidiu, há cerca de um ano, ampliar este parque.
Um aumento que, “mesmo sem estar feito, mostra-se já insuficiente”. João Esgalhado diz que a câmara pretendia ampliar o parque em mais 380 mil metros quadrados, “mas agora essa área deverá ser alargada”. Segundo o mesmo, é o “forte interesse de duas grandes empresas”, em instalarem-se no concelho, que leva a autarquia a optar por esta solução. Esgalhado garante que nada está decidido, “mas é preciso estarmos a contar com a vinda de grandes empresas que necessitem de lotes de largas dezenas de hectares”.
Um projecto que seguirá agora os trâmites legais e que, por isso mesmo “deverá demorar mais de um ano até se conhecerem novidades”, garante o vice-presidente da Câmara da Covilhã.


A nova planta do Parque Industrial do Tortosendo foi mostrada na sessão
A nova planta do Parque Industrial do Tortosendo foi mostrada na sessão


Data de publicação: 2007-11-20 00:15:21
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior