Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Inovação e empreendedorismo

> João Canavilhas

O IX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial trouxe à Covilhã alguns dos mais prestigiados investigadores ibéricos na área da inovação e do empreededorismo. Neste encontro, nascido da parceria entre quatro universidades de pequena/média dimensão, foi possível ouvir várias opiniões que defendem a cooperação entre os dois lados da fronteira como boa alternativa ao crescente centralismo.

No caso de Portugal, e a coberto de uma pretensa redução da despesa pública, os últimos governos têm apostado na litoralização do país. A reorganização das forças de segurança, do sistema de saúde, do Ensino ou da Justiça, por exemplo, afectaram sobretudo as zonas mais deprimidas. O interior parece condenado a ficar cada vez mais pobre e desertificado, mas não podemos cruzar os braços, assistindo impavidamente ao definhar desta vasta zona do país.

Neste seminário Luso-Espanhol foram apresentadas comunicações que apontam alternativas de sucesso para as regiões transfronteiriças. A cooperação entre os dois lados da fronteira, por exemplo, pode dar origem a uma nova centralidade caso se desenvolvam projectos comuns de dimensão europeia que apostem na inovação e nas boas práticas empresariais.

Como é referido no destaque desta semana, muitos dos trabalhos apresentados mostram como é possível ajudar as empresas a melhorar a sua competitividade e como podem ser direccionados os esforços no sentido de incrementar o empreendedorismo entre a população. O futuro depende agora da nossa capacidade de interiorizar e pôr em prática estas recomendações.


Data de publicação: 2007-11-20 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior