Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O QREN vai estar em vigor até 2013

QREN: a “última oportunidade” para desenvolver a região

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que irá vigorar até 2013, poderá ser a "última oportunidade" para desenvolver a Região Centro do país, alertou na passada semana, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da região, Alfredo Marques.

> Notícias da Covilhã

"Devíamos tomar este pacote de fundos estruturais e fazer dele como se fosse a última oportunidade de ter à nossa disposição um envelope financeiro, de grande volume, e dar um salto decisivo para ver a nossa região a par da média nacional e, depois, da média europeia", afirmou Alfredo Marques, na Guarda, durante numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal, presidida pelo socialista João de Almeida Santos, que incluiu um debate específico sobre o QREN e o plano estratégico da Comurbeiras - Comunidade Urbana das Beiras.
A Região Centro, lembrou, "é a segunda mais atrasada no contexto nacional e a segunda mais atrasada no contexto da Europa dos 15", situação que considera "um palmarés pouco honroso".
Para ultrapassar a situação e aumentar os índices de desenvolvimento da região, Alfredo Marques apelou aos autarcas e agentes económicos para encarar o QREN "como se fosse a última oportunidade". "Seja a última ou não seja, é uma grande oportunidade e não pode ser desaproveitada", afirmou este responsável, recordando que já passaram três Quadros Comunitários e o balanço global "é claramente positivo para o país mas, neste último período [QCA III] o balanço foi menos positivo do que os anteriores".
Alfredo Marques recordou as grandes prioridades do QREN para Portugal e, em relação à Região Centro, salientou que existem programas estruturais específicos que deverão canalizar cerca de cinco mil milhões de euros.
Na mesma sessão, foi apresentado o plano estratégico da Comurbeiras que contempla 550 projectos para toda a área da Comunidade Urbana das Beiras, num investimento de 900 milhões de euros, a candidatar ao QREN.
No caso concreto da Guarda, o plano contempla 31 projectos relacionados com áreas como acessibilidades, turismo, saúde e cultura, entre outras.
No documento estão vertidos projectos como a criação de uma clínica bio-climática, um parque de tecnologia logística, a implementação de uma rede de transportes limpos, um museu da água e um pólo de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior. Para o presidente da Câmara Municipal, o socialista Joaquim Valente, este "é um plano ambicioso, que não se esgota no QREN, que será de acção para todo o conjunto de municípios" que integra a Comurbeiras.
A Comunidade Urbana das Beiras integra nove municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Trancoso e Sabugal) e três do distrito de Castelo Branco (Covilhã, Penamacor e Belmonte).


O QREN vai estar em vigor até 2013
O QREN vai estar em vigor até 2013


Data de publicação: 2007-11-20 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior