Voltar à Página da edicao n. 408 de 2007-11-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A autarquia de Penamacor saiu da

Penamacor fora da lista das autarquias endividadas

O município raiano deixou de constar da lista de 22 autarquias que ultrapassaram os limites de endividamento.

> Notícias da Covilhã

Quando, pela primeira vez, o Governo divulgou uma lista de municípios que teriam ultrapassado os limites de endividamento líquido em 2006, e no qual figurava Penamacor, o autarca local, Domingos Torrão, logo veio a terreiro dizer que algo estava mal e que o seu município só poderia ali estar por deficiente avaliação. Pois bem, na passada semana, a Direcção-Geral das autarquias deu a conhecer a análise efectuada às respostas apresentadas pelos municípios que foram notificados em Setembro para se pronunciarem sobre os valores apurados e exclui Penamacor da listagem “negra” de 22 municípios endividados. Também saíram de lá Macedo de Cavaleiros e Vila Franca do Campo.
A lista inicial era de 74 autarquias. Mas há medida que foram sendo notificadas e apresentando o contraditório, a “lista negra” baixou para 22. Na região, no entanto, há ainda três câmaras que figuram da listagem, todos do distrito vizinho: Guarda, Trancoso e Fornos de Algodres.
No caso de Trancoso, os valores do endividamento foram revistos. Aquando da primeira notificação, os valores da dívida cifravam-se nos 425 mil euros. Depois de revistos, os valores baixaram para os 96 mil 861 euros. Apesar deste “ganho”, o presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, já disse que é intenção do município apresentar recurso por entender “excessivo” o referido montante.


A autarquia de Penamacor saiu da
A autarquia de Penamacor saiu da "lista negra" dos municípios


Data de publicação: 2007-11-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior