Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Défice financeiro nas Universidades públicas portuguesas

Universidades públicas com dificuldades financeiras devido aos baixos orçamentos do Estado para o Ensino Superior.

> André Cardoso
> Elsa Afonso
> Andreia Graça

Foi durante a audição do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas que Seabra Santos, o presidente, afirmou que em Portugal existem pelo menos quatro ou cinco Universidades em quebra financeira, sem orçamento para as despesas até ao final do ano.
O panorama do Ensino Superior português, em termos financeiros, não é dos melhores, visto que se atravessa um período de sérias dificuldades financeiras que provavelmente será agravado em 2008, tendo em conta o Orçamento do Estado para o Ensino Superior no próximo ano.
A redução que se fez sentir no investimento público para o Ensino Superior foi fatal para a subsistência das Universidades, visto que a maioria, sendo públicas, não gera receitas capazes de cobrir os seus gastos.
Gastos necessários como o pagamento dos salários dos professores e funcionários, ou a manutenção essencial dos estabelecimentos são postos em causa por não haver orçamento suficiente.
O actual modelo fundacional exige que os investimentos públicos concedidos às Universidades sejam gastos no prazo de um ano, o que leva a que sejam usados de forma errada e apressada, visto ser impossível acumular o dinheiro com o do ano seguinte.

 






Data de publicação: 2007-11-15 15:46:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior