Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A RTSE também marcou presença no certame

RTSE representada no Festival Nacional de Gastronomia

A 27ª edição do Festival Nacional da Gastronomia é celebrada em Santarém entre os dias 16 de Outubro e 4 Novembro, no qual participam todas as regiões do turismo do país e das regiões autónomas. A Serra da Estrela marcou presença no dia 25, mostrando novas confecções sem desvalorizar os pratos tradicionais.

> Vânia Rodrigues

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) marcou presença dia 25 de Outubro no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém. Um evento no qual estiveram representadas todas as regiões de turismo do País, que pretendem mostrar aos visitantes as suas comidas típicas.
O presidente da Região de Turismo de Santarém, Carlos Abreu, pretendeu este ano “colocar as duas cozinhas em confronto: a cozinha tradicional portuguesa e a contemporânea”, ou seja, confeccionar pratos tradicionais mas com recurso a novas técnicas e avanços científicos. Neste certame estiveram presentes 16 tasquinhas, quatro das quais dedicadas à cozinha contemporânea.
A Serra da Estrela foi representada pelo Restaurante da Pousada Senhora das Neves, de Almeida, que deliciou e surpreendeu os convidados do Salão da Casa do Campino com um almoço tradicional e requintado. “Por vezes nem nos apercebemos que temos uma gastronomia tão rica. Não tenho dúvidas que esta refeição será das melhores que por aqui irá passar”, refere Manuel Castanheira, um dos presentes.
Queijo Curado, Enchidos da Serra, Bola de Carne, Tarte de Queijo da Serra, Pataniscas de Bacalhau à Moda da Beira e Pão de Mistura foram as entradas.
Para beber foram servidos vinho branco Torre de Aguiar e vinho tinto de Figueira de Castelo Rodrigo. Antes do prato principal, foi confeccionada uma sopa de caldo de grão à moda da Guarda com pedaços de carne de porco, tradicionalmente comida na noite de S. João. Os dois pratos principais foram escolhidos a dedo: Bacalhau com Broa e Queijo da Serra, e um apetitoso Borreguinho Guisado. Para terminar em grande, Pudim de Requeijão e umas Migas Doces da Avó, como sobremesa.
A animação coube ao Grupo de Cantares “A Lã e a Neve”, uma associação de reformados da cidade da Covilhã que tem como objectivo promover a música popular da Beira Baixa e animar as iniciativas de solidariedade.
Além do concurso e de toda a oferta de restaurantes nacionais, esteve também em exposição e venda artesanato de todo o país, queijos e enchidos, doçaria tradicional e conventual, e realizaram-se provas diárias dos vinhos. A “Ecolã”, uma unidade produtiva artesanal de origem familiar, representou a região da Serra da Estrela em artesanato. Mantas de viagem, mantas de pastor, cobertores, cachecóis, écharpes, chapéus em burel (100 por cento lã e impermeável), assim como complementos de decoração (cortinados, colchas, toalhas, tecidos para estofos, etc.) para diversas casas de montanha e estabelecimentos hoteleiros, nomeadamente pousadas, casas de turismo rural e restaurantes, alguns dos produtos que se podiam encontrar na exposição desta empresa.
Este Festival contou ainda com a presença dos mais conceituados chefes de cozinha nacionais para ser eleito, no final, o Chefe do Ano.


A RTSE também marcou presença no certame
A RTSE também marcou presença no certame


Data de publicação: 2007-11-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior