Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A diocese está a tentar avançar com uma rota de capelas

Diocese cria rota das capelas da Serra da Estrela

A Diocese vai inventariar o património religioso dos concelhos de Seia, Gouveia e Manteigas, com o objectivo de elaborar um “Roteiro das Capelas” da Serra da Estrela.

> Notícias da Covilhã

A Diocese da Guarda vai estudar e inventariar o património religioso dos concelhos de Seia, Gouveia e Manteigas, com o objectivo de elaborar um "Roteiro das Capelas da Serra da Estrela”.
Segundo o cónego Eugénio da Cunha Sério, presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, que foi indicado pelo Bispo D. Manuel da Rocha Felício para presidir ao grupo de trabalho que elaborará o roteiro, o projecto englobará os templos religiosos que se encontram "espalhados" por estes três concelhos da Serra da Estrela.
As capelas de Nossa Senhora da Estrela (Penhas Douradas - Manteigas), Nossa Senhora do Ar (Torre - Seia), Nossa Senhora de Assedace (Folgosinho - Gouveia), Nossa Senhora do Carmo (Manteigas), São Lourenço (Manteigas), Nave de Santo António (Manteigas), Senhora do Desterro (São Romão - Seia) e Senhora da Guia (Loriga - Seia), são alguns dos lugares de culto que poderão integrar o futuro "Roteiro das Capelas e Património Artístico e Natural com Simbologia Cristã da Serra da Estrela".
O cónego adianta à Lusa que a Diocese tenciona cativar os turistas para o património religioso da região serrana, "levando-os" a conhecer as capelas e ermidas que "foram construídas pelos nossos antanhos em sítios extraordinariamente panorâmicos". Pretende-se "fazer com que as pessoas, caminhando de terra em terra, sem ser a correr, visitem esses locais e pensem no significado de cada imagem, na posição deste e daquele santo e no estilo próprio de cada igreja", afirma.
Quando o roteiro estiver elaborado, o mesmo responsável considera que será necessário "explicar tudo isso aos visitantes e será necessário haver gente nas terras, com conhecimentos, que possa dar a sua quota-parte [de colaboração] ao projecto".
Eugénio da Cunha Sério salienta que a região serrana possui um rico património religioso, traduzido não só nos edifícios como nas estátuas dos santos. "Nos concelhos de Seia e Gouveia temos muitas estátuas de santos e de Nossa Senhora feitas em pedra ançã, porque até finais do século XIX estavam unidos à Diocese de Coimbra e as paróquias têm um vasto património dessas imagens da escola de João de Ruão", aponta.
O responsável pela elaboração do futuro "Roteiro das Capelas da Serra da Estrela" indica que a primeira fase do trabalho é "ir ao local e fazer um levantamento daquilo que há associado ao património religioso, à paisagem e ao turismo". Na fase seguinte, os elementos serão tratados, com o objectivo de elaborar o roteiro, que "ainda demorará muito tempo a executar", vaticina. Para que o trabalho resulte em pleno, Eugénio da Cunha Sério refere que será necessário envolver os párocos locais.
A ideia da criação de um roteiro que divulgue as capelas da Serra da Estrela foi lançada no dia 7 de Outubro pelo Bispo da Diocese da Guarda, durante a cerimónia de reabertura ao culto da Capela de Nossa Senhora do Ar, na zona da Torre. Na ocasião, o prelado afirmou que a Serra da Estrela "conta com muitos lugares e muito património artístico ligado à simbologia cristã, que em muito pode ajudar as pessoas a fazerem ou refazerem este importante percurso espiritual ao encontro de Deus e no revigoramento da fé". Defendeu a necessidade de "completar devidamente o inventário dos lugares e peças de arte cristã espalhadas pela Serra e suas imediações", para que depois possam ser elaborados "roteiros para que as pessoas possam dirigir-se a esses lugares".


A diocese está a tentar avançar com uma rota de capelas
A diocese está a tentar avançar com uma rota de capelas


Data de publicação: 2007-11-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior