Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Segundo os deputados, o PIDDAC deste ano está reforçado para o distrito

PIDDAC “privilegia o Interior”

Privilegia o Interior. É esta, em suma, a opinião dos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Castelo Branco à Assembleia da República sobre o Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) deste ano.

> Notícias da Covilhã

Na passada semana, os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Castelo Branco, para a Assembleia da República, analisaram o PIDDAC, em conferência de imprensa. Para os deputados socialistas de Castelo Branco, o Orçamento para 2008 tem sensibilidade social e privilegia o Interior, com destaque para o alargamento social para idosos carenciados com mais de 65 anos. Ainda segundo os deputados do PS, também o novo Estatuto de Benefícios Fiscais abarcou os chamados Incentivos à Interioridade, que caducavam no final de 2006. No ano passado, o Governo do PS decidiu mantê-los e até aumentar a sua vigência, e dar-lhes maior estabilidade integrando-os no Estatuto de Benefícios Fiscais. “Este orçamento vem reforçar estes benefícios fiscais, o que é muito relevante, e constitui um claro incentivo à actividade económica que aqui existe e luta com factores adversos, como a falta de escala ou de mercados, sendo por outro lado uma clara discriminação positiva, uma vez que as empresas que aqui se instalem passarão a ter uma taxa de IRC de metade da taxa normal”, lembra Hortense Martins.
“Há neste Orçamento uma clara aposta no Interior e no apoio às suas gentes e ao seu tecido empresarial. Continua o esforço de rigor, mas que se conjuga com o apoio às empresas, e que incrementa as políticas sociais, de apoio aos mais desfavorecidos e carenciados”, conclui a deputada socialista.
No que respeita ao distrito de Castelo Branco, o Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) cresce cerca de 10 por cento, passando de 57 milhões em 2007 para 62 milhões de euros.
De realçar que embora não conste do PIDDAC, há, no Relatório que acompanha o Orçamento de Estado para 2008, uma clara referência “à continuação dos investimentos da melhoria e alargamento da rede da Linha da Beira Baixa entre Castelo Branco e Covilhã”, lembram os socialistas.


Segundo os deputados, o PIDDAC deste ano está reforçado para o distrito
Segundo os deputados, o PIDDAC deste ano está reforçado para o distrito


Data de publicação: 2007-11-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior