Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Percurso universitário mais flexível

A partir do próximo ano lectivo os alunos vão poder escolher as suas cadeiras e determinar o período de conclusão do curso

> Margarida Alves
> Mário Matos
> David Baroa

Os alunos do Ensino Superior vão ter a possibilidade de frequentar um curso em tempo parcial. Isto significa que deixa de haver obrigatoriedade de frequência a todas as disciplinas, permitindo seleccioná-las e determinar o prazo de conclusão dos estudos.
Segundo Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o objectivo é permitir que os estudantes assistam a algumas cadeiras “sem querer tirar o curso”, afirmou ao JN. Adiantando que o novo Decreto “pode ajudar muito, embora o regime de trabalhador-estudante já contribua para esse fim”.
O Decreto-lei será aplicado ao primeiro ciclo do Ensino Superior, correspondente à licenciatura de três anos. Mariano Gago pretende que na próxima década o Ensino Superior ou a formação pós-secundário funcionem como uma escolaridade obrigatória. A nova medida não terá influência nos estudos que incidem no sucesso escolar, destinando-se essencialmente àqueles que procuram um enriquecimento profissional ou pessoal, não tendo a conclusão do curso como meta a atingir.






Data de publicação: 2007-11-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior