Voltar à Página da edicao n. 406 de 2007-11-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Universidade sobre rodas

Projecto pioneiro a nível nacional pretende criar consciências ecológicas, incentivando universitários a utilizar a bicicleta como meio de transporte

> Mário Matos
> David Baroa
> Margarida Alves

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) lançaram um novo desafio aos alunos, o BUTE (Bicicleta de Utilização Estudantil). Desenvolvido pela empresa IdeiaBiba, o projecto, pioneiro a nível nacional, tem como principal objectivo facilitar a mobilidade urbana e o respeito pela natureza.
Inicialmente as ligações serão estabelecidas entre equipamentos da universidade. Numa segunda fase está previsto o alargamento deste programa a serviços públicos e privados de transporte. O projecto prevê a cedência gratuita de duas mil bicicletas a estudantes. Para receber este meio de transporte ecológico, basta entregar, juntamente com a sua inscrição, uma justificação da importância do uso da bicicleta nas sociedades urbanas. As primeiras 100 unidades serão entregues este mês a estudantes Erasmus e a alunos carenciados, moradores nas residências universitárias.
Os responsáveis pelo projecto vão criar 50 estações em Gualtar e Azurém, estando ainda em discussão a implementação de outros tantos postos em estações de Braga e Guimarães. Os utilizadores podem ainda trocar as peças usadas, de forma gratuita, numa oficina criada para o efeito, denominada de Box. A organização encontra-se em negociação com as Câmaras de Guimarães e Braga para futuramente alargar o programa à população. Segundo os criadores da ideia, “pretendemos criar novos hábitos, conceitos e responsabilidades”.






Data de publicação: 2007-11-06 08:50:41
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior