Voltar à Página da edicao n. 405 de 2007-10-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Últimas - Edição: 405 - 2007-10-30

Orfeão da Covilhã em festa

O Orfeão da Covilhã, uma da instituições de utilidade pública sem fins lucrativos mais antigas da Covilhã, vai fazer 81 anos no próximo dia 16 de Novembro. O responsável pelo pelouro da cultura da Covilhã realça que instuições como esta são importantes para chamar os jovens para a música, desviando-os assim de actividades menos lúdicas como os jogos de vídeo e a internet.
[ 2007-11-05 20:40:22 - Ler mais ]

 

17 postos da gnr podem encerrar na Beira Interior

A proposta do comando geral da GNR de encerrar 17 postos na Beira Interior está neste momento nas mãos do ministro da Admnistração Interna, Rui Pereira. Esta proposta surgiu pelo facto de certas localidades não terem população suficiente para albergar os postos da GNR, baixos índices de criminalidade, assim como da curta distância entre localidades com posto. O ministro Rui Pereira tem neste momento em mãos um documento compilado com as propostas que visam a redução das infra-estruturas destas forças da autoridade. A população destas mesmas áreas está organizar uma forte mobilização que visa impedir o encerramento de um bem necessário aos habitantes.
[ 2007-11-05 20:07:38 - Ler mais ]

 

Sporting Clube da Covilhã continua a liderar

O Sporting da Covilhã venceu o Penalva do Castelo por duas bolas a zero. Nos últimos quatro jogos os “serranos” marcaram 16 golos sem sofrer nenhum. Este sucesso mantém a equipa isolada no 1º lugar da tabela.
[ 2007-11-05 19:22:43 - Ler mais ]

 

Criado o Núcleo Florestal de Castelo Branco

Está oficialmente criado o Núcleo Florestal de Castelo Branco, uma estrutura que junta todos os concelhos do distrito, incluindo os de Belmonte, Covilhã e Fundão, que pertenciam o núcleo da Guarda. Este passa, assim a ser o único núcleo florestal que coincide com o distrito. Com a apresentação dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, é agora necessário adequar normas e procedimentos.
[ 2007-11-04 14:10:01 - Ler mais ]

 

Festival Dança e Movimento Contradança

Decorre hoje no Teatro Cine da Covilhã mais um espectáculo inserido no Festival Dança e Movimento Contradança que começou no passado dia 1 de Novembro e termina no próximo dia 8. O espectáculo hoje levado à cena a partir das 21:45, chega de Espanha e chama-se “Como vas a morir si no tienes madre”. Durante a tarde, também no Teatro Cine, decorre um workshop de dança contemporânea orientado pela argentina Cecília Gomez.
[ 2007-11-04 13:01:47 - Ler mais ]

 

Covilhã disputa hoje a 10ª jornada

O Sporting da Covilhã realiza hoje o jogo da 10ª jornada contra o Penalva do Castelo. Os covilhanenses, que lideram a série C da segunda divisão com 19 pontos, jogam fora de casa contra o terceiro classificado da competição, com 15 pontos. Os “leões da serra” partem para este jogo ainda sem nenhuma derrota e com uma goleada por 6-0 ao Abrantes F.C na passada jornada.
[ 2007-11-04 13:01:17 - Ler mais ]

 

Festival do cogumelo em Belmonte

O Chefe Vladir Dudeck Lubave e a Pousada Convento de Belmonte encontraram uma forma deliciosa de celebrar a época dos cogumelos. O Festival do Cogumelo pretende ser um tributo ao povo da Beira Interior que soube preservar e transmitir alguns saberes sobre cogumelos e sua cozinha. Os saberes na apanha, preparação e confecção, libertam aromas e sabores surpreendentes, deliciando todos os que tiveram oportunidade de os degustar. Uma oportunidade a não perder até o final de Dezembro na Pousada Convento de Belmonte.
[ 2007-11-03 19:15:40 - Ler mais ]

 

Fim da Recepção ao Caloiro

Chega hoje ao fim a Recepção ao Caloiro 2007 na Covilhã. Depois de uma semana cheia de diversão, o evento encerra com a participação especial de Jorge Palma, o grupo de reggae “Quem é o BOB” e Sérgio Salgado. A noite termina com DJ Gary Nesta Pine e DJ Gemma.
[ 2007-11-03 19:15:06 - Ler mais ]

 

Região da Serra da Estrela vai ter roteiro de fé

A Diocese da Guarda vai iniciar um projecto com vista a elaborar o “Roteiro das Capelas da Serra da Estrela”. A ideia, que será posta em prática por uma equipa presidida pelo cónego Eugénio da Cunha Sério, pretende cativar os turistas para o património religioso da zona, fazendo com que conheçam as principais capelas e ermidas da Serra. O cónego esclarece ainda que tem de haver um esforço dos párocos e habitantes locais para que os visitantes possam visitar os locais e ficar a perceber o significado de cada imagem e o estilo próprio de cada igreja.
[ 2007-11-03 19:13:42 - Ler mais ]

 

Feira Anual de Belmonte

A Feira Anual de Belmonte que decorrerá dia 8 de Dezembro, será animada pela Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Gigantones, modeladores de balões e um artista de face painting são algumas das animações que andarão pelo recinto da feira, divertindo os visitantes e promovendo o comércio tradicional, objectivo principal da iniciativa da AECBP.
[ 2007-11-03 19:12:27 - Ler mais ]

 

Guarda acolhe a Festa da Abóbora

Decorre esta sexta-feira e sábado a Festa da Abóbora, na Guarda. Legume abundante nesta região, torna-se o elemento principal da festividade, que foca os diferentes aspectos da sua produção. A utilização da abóbora para fins decorativos, neste caso as comemorações do Dia das Bruxas, é outro dos destaques do certame, que conta ainda com desfiles, actuações e concursos alusivos aos tema. Durante todo o evento há ainda a venda de produtos regionais por parte das colectividades da zona, em barraquinhas.
[ 2007-11-03 19:08:04 - Ler mais ]

 

Equipas de basquetebol da Covilhã jogam fora

Equipas do Unidos do Tortosendo e Clube de Basquetebol do Fundão (CBF) disputam hoje partidas de basquetebol em vários pontos do país. A equipa do Tortosendo tem dois compromissos fora de portas. A formação do escalão de sub-14 masculinos vai a Tondela jogar contra a equipa local, às 15h00. À mesma hora, a turma sénior feminina joga em Coimbra, com a do Olivais. O CBF vai a Tondela jogar às 17h00, tratando-se de um jogo entre equipas de juniores A, onde os fundanenses têm como adversário a turma do ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela).
[ 2007-11-01 15:49:32 - Ler mais ]

 

Latada 2007: vencedor surpresa

Ao contrário do que apontavam as previsões, o curso de Arquitectura não foi o vencedor da latada 2007 na Covilhã. Num dia repleto de emoções, o ponto mais alto da noite destacou-se quando o Imperatorum anunciou o curso de Engenharia Aeronáutica como o vencedor da latada cabendo a Ciências Biomédicas e Arquitectura o segundo e terceiro lugar respectivamente. As maiores surpresas resultaram da desclassificação de Medicina e Ciências do Desporto, neste último caso por terem incendiado o carro.
[ 2007-11-01 15:48:33 - Ler mais ]

 

"Caloirada" sai à rua

Decorre hoje pelas ruas da Covilhã mais um desfile que põe à prova a originalidade e a criatividade dos caloiros. O desfile inicia-se na rotunda do rato e termina junto à Câmara, local onde cada curso realiza uma prova final. Cor, brilho, alegria e muita animação são os ingredientes para mais uma latada, o momento mais alto da Recepção.
[ 2007-10-31 18:15:52 - Ler mais ]

 

Covilhã quer ser Capital Europeia da Cultura

A Câmara da Covilhã ambiciona ver a cidade como Capital Europeia da Cultura, com enfoque no património. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Carlos Pinto, durante a apresentação do encontro dos eleitos responsáveis pela cultura em Portugal no âmbito da presidência europeia, que decorre na Covilhã entre 8 e 11 de Novembro.
[ 2007-10-31 17:59:25 - Ler mais ]

 

Quatro suspeitos em prisão preventiva

Os arguidos do caso que levou à morte de um habitante da Borralheira de Orjais foram acusados de homicídio simples mas a situação pode ser agravada, caso se prove que houve intenção de matar. É também possível que venham a ser constituídos novos arguidos. Os suspeitos ficaram em prisão preventiva desde esta madrugada.
[ 2007-10-30 20:22:08 - Ler mais ]

 

Festival de Contradança na Covilhã

A Associação de Teatro e Outras Artes, ASTA, promove a partir de 1 e até 8 de Novembro o Contradança - Festival de Dança e Movimento, no Teatro -Cine, da Covilhã. É um festival em que a dança e o movimento são soberanos, com boas propostas em áreas variadas, como: teatro, dança, performance, exposições e workshops.
[ 2007-10-30 20:20:53 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior