Voltar à Página da edicao n. 405 de 2007-10-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Vida académica debatida em Évora

Acabou hoje em Évora o III Congresso Nacional da Tradição Académica, que tinha como principal tema de debate a praxe académica

> David Baroa
> Mário Matos
> Margarida Alves

Para esclarecer a noção de vida académica, realizou-se de 1 a 3 de Novembro na Universidade de Évora o III Congresso Nacional da Tradição Académica que juntou várias instituições universitárias. Como resultado do sucesso das edições anteriores, foram convidadas várias instituições de todo o país com o objectivo de desmistificar alguns preconceitos que ainda existem em relação à praxe académica.
Ao longo dos três dias houve espaço para abordar temas como a praxe académica, o uso do traje, a vida numa cidade académica, alterações que o Processo de Bolonha virá trazer à praxe e ainda intervenções de membros de algumas tunas de todo o país. Em declarações à agência Lusa, Tânia Fernandes, uma das coordenadoras da iniciativa e membro do Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, afirma que "como em tudo, o que é encarado de fora, a percepção que existe é só daquilo que se vê, não do que se vive. Essa poderá, por isso, não ser a percepção total de uma vivência". Contudo, há que frisar que esta concepção da vivência da praxe não abrange os abusos, pois esses não são considerados praxes. A praxe visa a integração do aluno sem que se atente com a sua integridade.

 


Data de publicação: 2007-11-04 13:00:28
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior