Voltar à Página da edicao n. 405 de 2007-10-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Universidade de Aveiro colabora com o Lisboa-Dakar

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro desenvolve mota para Pedro Oliveira

> Ana Mingatos
> Álvaro Borja
> Joana Pessoa

Pedro Oliveira, campeão nacional de enduro de 1999, vai este ano participar no Lisboa-Dakar com uma mota desenvolvida pelo departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. O piloto e o seu staff lançaram o desafio à UA para que fosse desenvolvido um projecto tecnológico que levasse à optimização estrutural, aumento de autonomia, performance e fiabilidade de uma moto para que este participasse numa das mais importantes provas de todo-o-terreno.

Este projecto contou com a participação dos investigadores José Grácio e Ricardo Beja, do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) assim como de vários alunos de mestrado de Engenharia Mecânica que tiveram assim oportunidade de aplicar os seus conhecimentos neste projecto de tamanha importância.

Para além da apresentação de um novo desing para a moto com novos materiais, foram também produzidos novos componentes mecânicos, para além dos testes a altas temperaturas a que os orgãos da moto foram expostos para assim se testar a sua capacidade de arrefecimentos e amortecimento.

Amanhã, Pedro Oliveria e o seu staff estarão na Universidade de Aveiro para a apresentação oficial do produto final.


Data de publicação: 2007-11-03 19:09:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior