Voltar à Página da edicao n. 405 de 2007-10-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu no Anfiteatro da Parada

Curso de hebraico arranca já este mês

A Faculdade de Artes e Letras da UBI vai passar a contar com mais um curso de línguas pós-laboral. O curso de hebraico conta já com 17 inscrições e deverá iniciar ainda em Outubro.

> Helder Filipe Prior

A informação foi avançada por António Fidalgo, que aponta o final do mês de Outubro como data previsível para o início do curso de Língua Hebraica. “A Faculdade de Artes e Letras tem feito os possíveis para abrir este curso, e embora tenhamos tido alguns percalços, estamos em condições de assegurar que o curso de hebraico vai começar o mais brevemente possível, com as 17 inscrições que já temos”, garante o presidente da Unidade de Artes e Letras da UBI.
A decisão de dar início aos trabalhos foi conhecida na última quinta-feira, aquando da organização das jornadas sobre “A tradição retórica na cultura judaica”, que trouxeram à UBI Cyril Aslanov, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Segundo António Fidalgo, estas conferências marcam o início do curso de Língua Hebraica, mas ao mesmo tempo pretendem assinalar a existência de uma cooperação cada vez mais estreita entre a UBI e a Universidade Hebraica de Jerusalém.
Refira-se que o curso de hebraico terá uma carga semanal de três horas, num total de 90, e decorrerá em horário pós-laboral. O custo ronda os 130 euros para pessoas ligadas à UBI, e 180 para os restantes interessados. “Este curso tem dois objectivos essenciais. Em primeiro lugar pretende ensinar e divulgar a língua hebraica, mas não se fica por aí, já que pretendemos dar uma mais valia aos alunos e divulgar a cultura e a tradição das famílias judaicas”, reitera Josué Milheiras, responsável pelo Laboratório de Línguas da UBI.
Quanto à conferência propriamente dita, Cyril Aslanov procurou demonstrar que existem apropriações de elementos retóricos por parte da Bíblia e da cultura judaica. O autor destacou alguns exemplos de procedimentos retóricos que acabam por ser camuflados pela dinâmica do texto bíblico. “Estes procedimentos inserem-se numa perspectiva de embelezamento e por vezes não notamos que o texto bíblico põe em acção relações de semelhança entre termos e elementos”, destaca o também director do Centro Internacional para o Ensino Universitário da Civilização Judaica. Desta forma, ficou demonstrado que mesmo na Bíblia é possível descortinar relações retóricas, sobretudo as que dizem respeito a questões estilísticas de embelezamento do texto.


O evento decorreu no Anfiteatro da Parada
O evento decorreu no Anfiteatro da Parada


Data de publicação: 2007-10-30 00:48:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior