Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A primeira Expo Aves contou com diversas actividades

Aves na Casa do Povo

A Junta de Freguesia do Ferro, em colaboração com o Clube Ornitológico da Beira Interior (COBI), promoveu no passado fim-de-semana a primeira edição de Expo Aves. Durante uma semana, o Salão da Casa do Povo acolheu diversas espécies de pássaros ornamentais, entre araras, papagaios, canários, periquitos e diamantes.

> Joana Barata

A vila do Ferro acolheu no passado fim-de-semana a primeira edição de Expo Aves. A primeira exposição de pássaros da Beira Interior teve lugar na Casa do Povo, onde estiveram expostas cerca de 500 espécies exóticas, entre araras, canários, piriquitos, agapornis e papagaios.
A iniciativa ficou a cargo da Junta de Freguesia do Ferro e do Clube Ornitológico da Beira Interior (COBI), da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação de Desenvolvimento Rural. O público pode apreciar as várias aves ornamentais em exposição, e ainda um espectáculo com araras, papagaios e catatuas.
De acordo com os responsáveis, o certame deste ano reuniu características diferentes da mostra do ano transacto. Para além do espectáculo com araras, houve também um concurso que contou com a presença de juizes credenciados para a eleição da melhor ave. Em concurso estiveram 11 aves, sendo que o primeiro prémio foi para um Diamante de Gould de cabeça vermelha, a melhor ave da exposição. Estiveram representados 17 expositores oriundos da Guarda, Paúl, Covilhã, Castelo Branco e Entrocamento.
João Araújo, presidente do Clube Ornitológico da Beira Interior, explica como teve origem a iniciativa: “Surgiu da necessidade de alguns criadores de passáros quererem reunir, mas como não tínhamos associações aqui perto, resolvemos apostar nesta exposição”, sustenta.
A ave mais procurada no certame foi o canário, “não só porque é o que há mais, mas também por ser a ave mais económica”, garante o responsável. O certame será uma aposta a manter. João Araújo deixa ainda um conselho para quem procura ter uma ave. “As pessoas têm de estudar primeiro o espaço que têm e o que querem, se é canário, se é exótico, ou psitacídeo, e depois estudarem os hábitos desse passáro, como os hábitos de alimentação, reprodução. Só depois verão se têm condições e tempo disponível”, diz.


A primeira Expo Aves contou com diversas actividades
A primeira Expo Aves contou com diversas actividades


Data de publicação: 2007-10-23 00:34:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior