Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Cruz Vermelha promoveu um rastreio entre a população idosa da Covilhã

Cruz Vermelha promove rastreio

No âmbito das comemorações do 137º aniversário da elevação da Covilhã a cidade, a delegação local da Cruz Vermelha esteve presente no passado sábado, dia 20, na Praça do Município, para aconselhar e prevenir a população através de um rastreio.

> Joana Barata

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Covilhã promoveu, no âmbito das comemorações do 137º aniversário da elevação da cidade, um mega rastreio. A iniciativa decorreu na Praça do Município onde a população se concentrou para, gratuitamente, realizar alguns testes de saúde.
Graça Proença, responsável da direcção da Delegação da Cruz Vermelha da Covilhã, justifica esta acção como “uma maneira que nós encontrámos para agradecer à Câmara Municipal da Covilhã o apoio que nos tem dado, e também uma forma de ajudar a população e de dizer que estamos aqui”, explica.
O rastreio teve início pelas 10h00, e prolongou-se até às 13h00, devido às mais de 90 pessoas inscrita para o realizarem.
Graça Proença reconhece que “somos uma mais valia para todo o sistema de Saúde, porque é através destas campanhas que sensibilizamos as pessoas para a prevenção”. Os interessados puderam fazer testes à glicémia, à tensão arterial, colesterol, perímetro abdominal, peso, monóxido de carbono, e receberam ainda alguns conselhos alimentares. “A nossa preocupação vem no sentido de nem sempre as pessoas fazerem todos os testes nos Centros de Saúde, podendo fazê-los aqui gratuitamente”, garante Graça Proença. Aquela responsável acrescenta ainda que “esta é uma forma de alertar e tentar ajudar para prevenir futuras doenças”, afirma.
Para Maria Alice, aposentada, esta iniciativa é importante para prevenir. “Há muita gente que não se apercebe que está doente, e estas coisas chamam à atenção, e um controlo de vez em quando é bom. As pessoas saem de casa, convivem e ainda ficam a saber como estão de saúde”, salienta.
Para além da Saúde, o ambiente é também uma preocupação da associação. Por isso no local encontravam-se também jogos e cartazes com referências à reciclagem e à poupança de água.
No futuro, estão já a ser preparadas novas iniciativas, como sejam a realização de mais dois rastreios até ao final do ano, programas de acompanhamento domiciliário, e de acompanhamento social nos bairros da periferia, através de «tardes educativas». Graça Proença explica que “estas tardes serão dirigidas especialmente aos jovens e às crianças. Nelas iremos sensibilizar para hábitos da higiene oral, e hábitos como lavar as mãos antes de uma refeição. Também serão desenvolvidos outros conselhos práticos de interacção sobre como viver em comunidade; bem como incutir um sentido de responsabilidade relativamente ao ambiente”, garante. Para dar corpo a estas iniciativas, estão a ser desenvolvidas parcerias com os cursos de Desporto e de Medicina da Universidade da Beira Interior, nomeadamente para colaboração em futuros rastreios.


A Cruz Vermelha promoveu um rastreio entre a população idosa da Covilhã
A Cruz Vermelha promoveu um rastreio entre a população idosa da Covilhã


Data de publicação: 2007-10-23 00:36:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior