Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma exposição sobre o escritor Miguel Torga está patente na Biblioteca da Covilhã

Torga em exposição

Alguns livros e diários, escritos por Miguel Torga, estão em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã. A mostra decorre até 31 de Dezembro.

A Biblioteca Municipal da Covilhã promove entre Setembro e Dezembro uma exposição de livros do escritor Miguel Torga. A exposição é uma iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã e faz parte das homenagens aos 100 anos do literato que estão a decorrer em todo o País. A mostra "Miguel Torga – 100 anos" apresenta ao público um conjunto de livros pertencentes ao acervo da biblioteca que incluem poesias, romances, ensaios, contos e diários do escritor.
A cada quadrimestre a câmara municipal oferece exposições de livros com diferentes temáticas na biblioteca municipal. A mostra comemorativa dos 100 anos do escritor completados a 12 de Agosto pode ser visitada na Sala de Adultos da biblioteca até o dia 31 de Dezembro. Ela tem entre os seus objectivos revelar ao público as diferentes facetas daquele que foi o vencedor do 1º Prémio Camões. De acordo com a direcção da biblioteca, a exposição está a ter bastante procura pelos seus leitores habituais e por admiradores do escritor que não costumam frequentar este ambiente.
Miguel Torga é o pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, que nasceu em São Martinho da Anta, em Sobrosa, a 12 de Agosto de 1907. Formou-se em medicina em Coimbra, onde viveu até a sua morte, em 1995. O autor de “Os Contos da Montanha” e “A Criação do Mundo” teve infância e juventude rurais que determinaram a sua personalidade e maneira singular de escrever: sempre disposto a valorizar o homem humilde, da terra, e a sua pátria, Portugal. Entre os vários títulos, Torga escreveu “Ansiedade”, “O Cântico do Homem”, “Orfeu Rebelde”, “Pão Ázimo”, “Bichos” e “O Paraíso”.


Uma exposição sobre o escritor Miguel Torga está patente na Biblioteca da Covilhã
Uma exposição sobre o escritor Miguel Torga está patente na Biblioteca da Covilhã


Data de publicação: 2007-10-23 00:34:09
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior