Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Muitos dos alunos estrangeiros da UBI participaram na cerimónia

Comunidade Estrangeira recebida na Câmara da Covilhã

No passado dia 19 de Outubro, no seguimento das comemorações de mais um aniversário da cidade, a comunidade estrangeira covilhanense foi recebida pelo poder político local na Câmara Municipal da Covilhã.

> Nuno Santos

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Covilhã, serviu de palco a mais um encontro de estrangeiros residentes na Covilhã. A iniciativa que começou pelas 19 horas reuniu várias dezenas de estrangeiros que escolheram a Covilhã para residir. A cerimónia de recepção à comunidade estrangeira covilhanense foi presidida por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. No discurso que proferiu no início do evento, o social-democrata destacou a disponibilidade da autarquia em relação à comunidade estrangeira, realçando o papel da imigração e da mobilidade internacional num mundo que enfrenta o crescente desafio da globalização. “Hoje é muito importante receber cada um de vós”, disse Pinto. “A câmara municipal abre-vos as portas para o que for preciso”, disse, dirigindo-se à comunidade estrangeira presente na cerimónia.
Sendo composta maioritariamente por estudantes, de diversas nacionalidades, a comunidade estrangeira da Covilhã tem vindo a crescer de ano para ano. A maior parte está a estudar na cidade ao abrigo de programas internacionais, como é o caso do programa Erasmus ou do programa Sócrates. Muitos desses estrangeiros provêm de países lusófonos como Cabo Verde, Angola ou Guiné; outros vêm de países como a Polónia (bem representada em termos numéricos na cerimónia). São vários os motivos que levaram cada um deles a eleger a Covilhã como cidade para residir e estudar. Uns já tinham boas referências sobre a Universidade da Beira Interior (UBI), outros porque têm amigos que já estudaram na cidade e que não ficaram nada decepcionados; entre muitos outros motivos. São muitos os que destacam ainda a qualidade de vida na cidade, “ideal para estudar”, as potencialidades do interior, assim como a qualidade do ensino praticado na UBI.
Os indivíduos estrangeiros presentes mostraram-se, no geral, satisfeitos com a cerimónia e com o seu propósito, elogiando o contributo que este género de iniciativas dá no que se refere ao esforço de integração na comunidade covilhanense e, também, no interior da cultura portuguesa, no contacto com outras culturas diferentes das suas.

> fejoseto @ gmail . com em 2007-10-26 17:25:08
O apoio à integração de outras culturas n comunidade "autóctone" devem ser realizadas e noticiadas. Parabéns!


Muitos dos alunos estrangeiros da UBI participaram na cerimónia
Muitos dos alunos estrangeiros da UBI participaram na cerimónia


Data de publicação: 2007-10-23 00:36:08
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior