Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O docente do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI é um dos responsáveis pelo projecto

Novas formas de combate ao cancro em investigação na UBI

A Unidade de Investigação “Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos” da UBI viu aprovado o projecto de investigação sobre “Desenvolvimento de Eléctrodo de Termo-Ablação para Indução de Necrose Tecidular em estruturas Orgânicas Péri-Ductais”, com classificação de Excelente, pela Fundação para Ciência e Tecnologia, com o valor de 120 mil euros.

> Urbi

A aprovação, pela FCT, de um fundo de investigação para o Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos da UBI, é, segundo Carlos Cabrita, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica, “da maior importância”. Isto porque, explica o docente, “pretende-se desenvolver uma nova forma de combate ao cancro, através de um mecanismo (eléctrodo de termo-ablação) que provoque a morte das células cancerígenas”.
A ablação por radiofrequência (RFA) é uma técnica para tratamento médico de intervenção invasiva mínima, e que é usada em vários campos de aplicação. Esta técnica foi proposta em meados dos anos 80 para tratamento de arritmias cardíacas e rapidamente se alargou a outras áreas médicas na área do cancro, como por exemplo para a destruição de diversos tipos de tumores (fígado, rim, ossos, mama e próstata). Basicamente, o objectivo deste procedimento é “provocar a necrose de tecidos doentes através da elevação de temperatura dos mesmos durante um certo período de tempo”. Este objectivo é conseguido com a inserção de eléctrodos (percutâneos ou na subderme) no tumor a ser tratado. Após o posicionamento destes eléctrodos, faz-se passar uma corrente de radiofrequência (frequência inferior a 1 Mhz) do eléctrodo para o tecido, completando o circuito eléctrico com uma “terra” almofadada aplicada à pele do doente.
Neste projecto será desenvolvido um novo eléctrodo de Termo-Ablação para indução de Necrose Tecidular em Estruturas Orgânicas Dúcteis. A simulação electromagnética computacional utilizará predominantemente o método dos elementos finitos (3D) e (2D) com modelos electro-térmicos. Esta simulação numérica permitirá, através de uma análise electromagnética e térmica, a determinação da distribuição das temperaturas na zona envolvente ao eléctrodo utilizando diferentes intensidades de corrente, durações diferentes, diferentes tipos de materiais e geometrias para os eléctrodos.
Pretende-se determinar a viabilidade da aplicação de corrente eléctrica a diversos tipos de próteses mono – ou multifilamentares de diferentes componentes metálicos sobretudo aço e nitinol (liga de titânio, níquel e molibdénio), com verificação “in vitro” (por exemplo fígado de porco) se há indução de necrose e qual a extensão da necrose periductal induzida. Serão realizadas aplicações experimentais “in vitro” e “in vivo”.
A CASE, dirigida pelo professor Carlos Cabrita, é uma unidade de investigação afecta ao departamento de Engenharia Electromecânica, multi-disciplinar e inter-universitária, que terá nesta investigação como professor coordenador Carlos Fernando Ramos Lemos Antunes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Este projecto de investigação contará com investigadores da área da engenharia biomédica, ciências da saúde e engenharia electromecânica.


O docente do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI é um dos responsáveis pelo projecto
O docente do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI é um dos responsáveis pelo projecto


Data de publicação: 2007-10-23 00:35:56
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior