Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O concelho da Covilhã pode vir a perder alguns postos da GNR

GNR vai sofrer mudanças

O posto da Guarda Nacional Republicana, na vila do Paul, vai ser alvo de melhorias. Esta é a única certeza que a governadora civil tem numa altura em que o Ministério da Administração Interna estuda um novo mapa de postos para todo o País.

> Eduardo Alves

O tema levantou já a preocupação da Câmara Municipal da Covilhã. Na última sessão de câmara, realizada na passada sexta-feira, 19 de Outubro, os responsáveis pela autarquia aprovaram uma moção que tem como objectivo o envio de uma carta ao ministro da Administração Interna para se ter conhecimento da distribuição de forças policiais no concelho.
A questão foi levantada depois da autarquia ter recebido uma missiva da Junta de Freguesia de Unhais da Serra onde o presidente daquele órgão expressa as suas preocupações relativamente à continuação ou não da Guarda Nacional Republicana na vila termal. A juntar a esta carta, as declarações de Alzira Serrasqueiro, governadora civil de Castelo Branco, que dois dias antes disse nada poder adiantar sobre o novo mapa de destacamentos que está a ser pensado pelo ministério da tutela.
Para o concelho da Covilhã, a representante do governo no distrito diz apenas ter uma novidade, a de que “o quartel do Paul vai entrar em obras”. Sinais que a autarquia da Covilhã não quer ler “como um possível encerramento do posto de Unhais”. “Já para não falar do quartel da Covilhã”, adiantam os representantes da Social-Democrata que lidera a autarquia covilhanense. Isto porque, segundo informações recolhidas pelos responsáveis camarários “o policiamento de toda a cidade poderá ficar entregue à Polícia de Segurança Pública”, enquanto que a GNR passa a estar apenas no Tortosendo, no Teixoso e em mais algumas freguesias, bem como o Grupo de Montanha.
Alzira Serrasqueiro apenas diz que “o futuro do posto da Covilhã está nas mãos do ministério”. Contudo, a governadora civil garante que nada é definitivo e por essa mesma razão vai reunir-se em breve com os presidentes das câmaras da Covilhã e do Fundão para tomar conhecimento sobre as suas posições.


O concelho da Covilhã pode vir a perder alguns postos da GNR
O concelho da Covilhã pode vir a perder alguns postos da GNR


Data de publicação: 2007-10-23 00:35:26
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior