Voltar à Página da edicao n. 402 de 2007-10-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O investigador falou sobre o fotojornalismo

Uma perspectiva sobre o Fotojornalismo

"Investigação em Fotojornalismo e a sua aplicação aos meios informativos digitais" foi o tema da conferência que Joaquim López, professor da Universidad Rey Juan Carlos, proferiu no passado dia 10, no Auditório da Parada da UBI. Os trabalhos centraram-se na sua pesquisa de um método para analisar o conteúdo de imagens de fotojornalismo, sendo oferecidos abundantes exemplos da sua aplicação.

> Joana Barata

No passado dia 10, Joaquim López esteve na Universidade da Beira Interior para falar sobre a sua investigação no campo do Fotojornalismo. Professor da Universidad Rey Juan Carlos, o investigador abordou o tema "Investigação em Fotojornalismo e a sua aplicação aos meios informativos digitais".
A conferência teve início com uma breve apresentação dos fundamentos teóricos do Fotojornalismo. Para López a imagem surge como um elemento primordial da comunicação, nomeadamente no meio da imprensa escrita e no suporte digital. O conferencista deixou claro que para se reportar um acontecimento através do uso da imagem é necessário ter em conta um conhecimento prévio do contexto em que determinado acontecimento ocorreu.
Para López e outros estudiosos "o ideal da imagem, em jornalismo, deve ser ter a potencialidade de informar acerca de um determinado acontecimento por si mesma, sem que seja necessário acrescentar uma referência textual", afirma. Acrescenta ainda que "o problema surge quando nem sempre é possível captar o momento da forma mais verosímil possível", sustenta.
À semelhança de uma notícia, López considera que a fotografia deveria por si própria responder às tradicionais questões: "Quem?", "O Quê?", “Onde?" e "Como?". "Este seria o ideal, o valor máximo da fotografia de jornalismo", explica.
O investigador apresentou o seu modelo de investigação para a análise de conteúdos de uma fotografia, de forma a situar o que se pretende investigar. Assim, são elementos fundamentais o contexto histórico e o contexto geográfico, e indicadores como os atributos básicos e documentais da imagem, a codificação fotográfica, e o tratamento desta já na fase da maquetagem.
Para além do estudo apresentado, o investigador colocou ainda a problemática relativa ao método utilizado pelo fotógrafo no momento de captar um determinado acontecimento, em que são esquecidos por vezes certos factores que influenciam o modo como determinado momento foi captado. Entre tais factores contam-se a iluminação, o enquadramento escolhido, o equilíbrio da imagem em conjunto com o texto, a lateralidade, o enfoque ou profundidade, a perspectiva e o ângulo escolhido.
Já na fase da maquetagem, a foto poderá sofrer de acordo com os critérios organizacionais de um jornal. Se uma foto surge na primeira página tem um valor superior. Se, pelo contrário, a imagem surge numa página ímpar, a sua importância é menor. Também o tamanho, o cromatismo e a colocação do texto são elementos a ter em conta na perspectiva da fotografia.
Hoje “o fotojornalismo sofre com as pressões implícitas da nova era digital, desvalorizando o sentido real da fotografia. A fotografia no mundo digital surge associada a uma brevidade do conteúdo. A presença de outros meios, nomeadamente audiovisuais, faz com que a fotografia perca o seu sentido de linearidade. A própria massificação de outros elementos e referências iconográficas faz com que a fotografia perca o seu protagonismo repartindo atenções com outras formas de informação.
Para o investigador o maior dos perigos que paira neste momento e que advém da era digital será "a manipulação pela proliferação excessiva e a consequente vulgarização e simplificação do conteúdo da imagem informativa", acrescenta. Assim, "qualquer um pode tirar fotografias, mas isso não pode nem deve ser, considerado Fotojornalismo. Para fazer fotojornalismo é necessário ter certos conhecimentos que estão presentes num profissional", salienta. Acrescenta ainda "há um certo risco em simplificar, e até mesmo de prescindir do fotógrafo profissional, para preferir as agências".


O investigador falou sobre o fotojornalismo
O investigador falou sobre o fotojornalismo


Data de publicação: 2007-10-16 19:00:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior