Voltar à Página da edicao n. 402 de 2007-10-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Junta do Ferro comparticipa na compra das vacinas contra a gripe

Junta do Ferro promove vacinação

A Junta de Freguesia do Ferro está a apoiar uma campanha de vacinação contra o vírus da gripe. Uma acção que comporta também campanhas de informação e outras medidas.

> Eduardo Alves

Uma medida que Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro diz ser destinada à população em risco. A campanha de vacinação contra o vírus da gripe, decorre no Outono e Inverno de 2007 e 2008.
A actividade compreende campanhas de informação, sobre o que é uma doença viral aguda, como a gripe, causada pelo vírus influenza do qual se conhecem três tipos – A, B e C e como se deve tratar. Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde pública. Dos três, o vírus influenza A é o que tem maior impacto na saúde pública e é também o principal responsável pelas epidemias mais alargadas, incluindo as pandemias.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante as epidemias anuais de gripe, entre 5 a 15 por cento da população é afectada por infecções do tracto respiratório. O vírus é transmitido aos indivíduos através das secreções respiratórias e tem um período de incubação médio de dois dias. A doença dissemina-se rapidamente entre a população, particularmente em locais com maior aglomeração de pessoas.
A gripe atinge todos os grupos etários, sendo no entanto, os indivíduos com idade superior a 65 anos e as pessoas com patologias crónicas, as que apresentam maior morbilidade e letalidade, por agravamento da doença pré-existente e/ou por pneumonia.
A Direcção-Geral da Saúde considera todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos como grupo populacional prioritário a ser vacinado contra a gripe.
Para Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, torna-se assim fundamental “incentivar toda a população a vacinar-se, nomeadamente os idosos com mais de 65 anos, aumentando as suas defesas contra o vírus Influenza e permitindo assim ultrapassar com mais facilidade o Inverno que se aproxima”.
Nesse sentido, a Junta de Freguesia comparticipa a aquisição da vacina contra a gripe, a todos os cidadãos residentes na freguesia do Ferro e portadores do Cartão Municipal do Idoso, bem como a todos os funcionários da junta de freguesia. Este programa local de vacinação tem a colaboração dos profissionais do Centro de Saúde da Covilhã – Extensão do Ferro. Mais informações podem ser conseguidas através do telemóvel: 962 566 087


A Junta do Ferro comparticipa na compra das vacinas contra a gripe
A Junta do Ferro comparticipa na compra das vacinas contra a gripe


Data de publicação: 2007-10-16 02:50:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior