Voltar à Página da edicao n. 402 de 2007-10-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O UBI_CES organiza um seminário sobre a família e o trabalho

UBI_CES organiza seminários

Falar sobre a família e conciliação entre o trabalho é o objectivo principal do seminário que o Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI_CES) está a organizar. O evento decorre no próximo dia 26.

> Eduardo Alves

A problemática da conciliação entre a vida familiar, profissional e pessoal vai estar em destaque no seminário transnacional “Família e Trabalho: passos para a conciliação”, no dia 26 de Outubro, no anfiteatro 6.1 da Universidade da Beira Interior. Organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI_CES), este evento insere-se no âmbito do projecto transnacional “COMpasso – Conciliação entre a Vida Familiar e Profissional”, financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL.
Um evento que pretende ser mais um contributo para a reflexão desta problemática, tem como objectivos, por um lado, abordar a necessidade crescente da existência de serviços/equipamentos sociais inovadores e de qualidade que respondam e se adaptem às necessidades das famílias. Por outro lado, discutir o papel e a responsabilidade social das instituições empregadoras neste âmbito. Serão igualmente apresentados os resultados dos diferentes projectos nacionais e transnacionais, sobretudo as investigações desenvolvidas em França, Espanha e Itália, e que ao longo dos últimos dois anos desenvolvem actividades com o intuito não só de dar visibilidade às temáticas da conciliação entre a vida familiar e profissional e da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, mas também de implementar acções que contribuam efectivamente para a mudança e melhoria da qualidade de vida das famílias.
Assim, e na parte da manhã, depois da recepção aos participantes, marcada para as 9.30 horas, Maria Johanna Schouten, docente do Departamento de Sociologia da UBI com a comunicação “Trabalho e Família: um Projecto Integral”, dá início ao primeiro painel intitulado “O papel das organizações na conciliação entre a vida profissional e familiar”, moderado por Alcino Couto, investigador do UBI_CES. De seguida, têm lugar, respectivamente, a apresentação dos resultados dos projectos “Emprender el Processo de Integración Laboral de la Mujer”, de Espanha, “Il Giusto Tempo”, de Itália e “COMpasso”, de Portugal. O painel da manhã termina com a comunicação “Conciliação da Vida Privada e da Vida Profissional: uma Urgência?” por Rui Moura, da Universidade Autónoma.
O segundo painel, agendado para a parte da tarde e subordinado ao tema “As Organizações de Suporte Familiar” e cuja moderação está a cargo de Isabel André, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, inicia-se com a apresentação dos resultados do projecto “Promotionner l’acces des femmes a l’emploi” – França. Os resultados do projecto “COMpasso” têm ainda lugar, seguindo-se a intervenção “Novas Respostas para a Gestão do Tempo: suportes para uma Cidadania Plena”, pelo consultor António Batista. Antes do encerramento, os participantes terão oportunidade para conhecer mais detalhadamente resultados de outros projectos nacionais no âmbito da temática na “Feira de Experiências”.
O projecto “COMpasso” é coordenado pela Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local e tem com parceiros, além do UBI_CES, a Câmara Municipal da Covilhã, a União de Sindicatos de Castelo Branco, e o Centro Distrital da Segurança Social.
O UBI_CES promove também a apresentação do estudo “Um Modelo de Avaliação do Impacto da Formação”. Uma iniciativa que terá lugar no próximo dia 18, pelas 15.30 horas, no auditório do Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento, na Guarda. Esta iniciativa está a foi desenvolvida pelo UBI_CES em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Baixa (ADIBB). Um estudo que avaliou qualitativamente, entre Outubro de 2005 e Março deste ano, o impacto da formação na concretização da empregabilidade de desempregados nos distritos da Guarda e Castelo Branco, quer através da criação do próprio emprego, quer da contratação por conta de outrem e testou uma metodologia de análise qualitativa, identificando tanto as razões do sucesso quanto as do insucesso e apresentando-as como partilha de experiências e/ou exemplos de boas práticas.


O UBI_CES organiza um seminário sobre a família e o trabalho
O UBI_CES organiza um seminário sobre a família e o trabalho


Data de publicação: 2007-10-16 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior