Voltar à Página da edicao n. 401 de 2007-10-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Malaca Casteleiro é docente do Departamento de Letras da UBI

Malaca Casteleiro promove Língua Portuguesa

Decorreu na passada segunda-feira, 8 de Outubro, um seminário promovido pelo Academia Galega da Língua Portuguesa onde participou o docente da UBI, João Malaca Casteleiro.

> Eduardo Alves

O docente do Departamento de Letras da UBI, João Malaca Casteleiro, foi um dos dois oradores convidados pela Academia Galega da Língua Portuguesa, que participou num seminário sobre a língua de Camões.
Malaca Casteleiro esteve na Universidade de Santiago de Compostela a convite da academia e por se tratar “de um vulto da língua portuguesa”. Esta academia está a promover diversas conferências sobre a língua de Camões e convidou também o académico brasileiro Evanildo Bechara.
Um evento que contou com a apresentação dos dois académicos convidados. Apresentações essas que ficaram a cargo dos professores Maria do Carmo Henríquez e Martinho Montero Santalha, da Universidade de Vigo, e José Luis Rodriguez, da Universidade de Santiago.
João Malaca Casteleiro, docente do Departamento de Letras da UBI, falou sobre a contribuição do dicionário da Academia de Ciências de Lisboa e do Dicionário Houaiss “para a unidade, na diversidade, da língua portuguesa”. Recorde-se que Malaca Casteleiro é um dos principais responsáveis pela elaboração do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, mais conhecido como “Dicionário da Academia”. Para além deste projecto, o docente natural da vila do Teixoso, participou também em projectos como “Português fundamental”, “Estruturas lexo-gramaticais do português contemporâneo”, o “Dicionário electrónico do português contemporâneo” e o “Dicionário escolar da língua portuguesa”.
Evanildo Bechara, outro dos oradores convidados, faz parte da Academia Brasileira das Letras (ABL) e a sua intervenção neste evento debruçou-se sobre “A língua portuguesa na visão dos fundadores da ABL: unidade e diversidade”. Este gramático brasileiro, que também este presente no colóquio sobre Lusofonia que decorreu em Bragança, no passado dia 4 de Outubro, é autor de obras de referência como “As fases históricas da língua portuguesa: tentativa de proposta de nova periodização” e “Moderna gramática da língua portuguesa”. Dirige a equipa de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que em 1972 levantou o “corpus lexical” do “Vocabulário ortográfico da língua portuguesa”, sob a direcção geral de António Houaiss.
De acordo com a organização das conferências, pretendeu-se com o convite destes dois oradores “oferecer ao público galego um testemunho directo de dois vultos da língua portuguesa, numa altura em que o português da Galiza se encontra numa encruzilhada e está em jogo a aplicação do Acordo Ortográfico”.


Malaca Casteleiro é docente do Departamento de Letras da UBI
Malaca Casteleiro é docente do Departamento de Letras da UBI


Data de publicação: 2007-10-09 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior