Voltar à Página da edicao n. 401 de 2007-10-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os administradores das universidades recomendam uma participação mais distribuída dos alunos

Administradores recomendam representação de alunos

Da reunião dos 11 administradores das universidades públicas portuguesas, que teve lugar na UBI, quinta-feira, 4 de Outubro, saiu uma recomendação para os alunos e a forma como estes vão estar representados nas comissões de criação dos novos estatutos das universidades.

> Eduardo Alves

“É apenas uma recomendação e por isso deve ser vista como tal”, começa por explicar Correia Pinheiro, administrador da Universidade da Beira Interior. Uma referência feita à recomendação que surgiu do encontro de 11 administradores de universidades que decorreu na Covilhã. Um encontro que serviu para calendarizar as principais acções que vão conduzir à implementação do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES).
Durante o próximo ano, todas as universidades vão ter de redigir novos estatutos de acordo com o que está estipulado pelo RJIES. Esses novos estatutos serão redigidos por uma comissão. O grupo de pessoas que vão formar a referida comissão vai ser composto por 12 professores doutorados, três alunos, o reitor da instituição e cinco personalidades exteriores à universidade em causa.
Foi precisamente neste sentido que os administradores das universidades produziram uma recomendação para os alunos. Tradicionalmente são só eleitos alunos de licenciatura para representarem os estudantes das instituições de ensino superior. “Através da lei 108/88, eram só os alunos de licenciatura que eram eleitos para estas representações”, explica Correia Pinheiro. Mas, “com a pós-graduação a ganhar cada vez mais relevância e então agora com Bolonha e com o segundo ciclo, recomendou-se, e é apenas uma recomendação, que seria vantajoso que estes três representantes dos alunos fosse distribuídos pelos vários ciclos, um do primeiro ciclo, um do segundo e um outro do terceiro”, sublinha o administrador da UBI. Contudo Correia Pinheiro é o primeiro a fazer questão de deixar claro que “esta é apenas mais uma recomendação e cabe ao Senado determinar a sua aplicação ou não”. Os administradores voltam a reunir a 10 de Dezembro “para analisar novamente todos os aspectos de logística e da forma como se procede ao processo eleitoral”, acrescenta o administrador da UBI.


Os administradores das universidades recomendam uma participação mais distribuída dos alunos
Os administradores das universidades recomendam uma participação mais distribuída dos alunos


Data de publicação: 2007-10-09 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior