Voltar à Página da edicao n. 400 de 2007-10-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A plataforma informática da FCS serve todos os alunos de Medicina

Faculdade de Medicina destacada pela HP

A Hewlett-Packard (HP), empresa líder no ramo dos componentes informáticos, está a destacar, como um caso de estudo, a plataforma instalada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. A rede informática e todo o sistema associado à auto-aprendizagem dos alunos de Medicina é visto pela HP como um caso exemplar.

> Eduardo Alves

O destaque dado à Faculdade de Ciências da Saúde ganha contornos planetários. A Hewlett-Packard (HP), uma multinacional com sede nos Estados Unidos da América, ligada aos equipamentos informáticos mostra a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, como um caso exemplar de utilização dos seus produtos.
Um caso de estudo publicado na página oficial da empresa fala sobre a plataforma informática instalada no novo edifício da FCS. Um documento onde são apresentadas as diversas funcionalidades deste tipo de equipamentos, o porquê da sua instalação, escolha e a forma como foi adaptado às necessidades dos utilizadores. Mas grande parte do documento fala sobre as especificidades da faculdade e as estruturas informáticas desenvolvidas pelos seus técnicos.
Desta forma, é dado um especial destaque ao método de e-learning que se pratica na FCS, “a primeira faculdade portuguesa a adoptar este método, na área da Medicina”, realça a notícia da HP. Segundo o documento agora publicado na página da multinacional, “este método deixa de contar com salas de aula repletas de alunos a ouvir um professor a transmitir os seus apontamentos. Em vez disso, professores e tutores disponibilizam através da Intranet os seus conteúdos, material de estudo e publicam também outras informações que podem ser úteis aos alunos”. Na continuação deste raciocínio, é também dado destaque às salas de aula completamente equipadas para que se possa aderir ao método da auto-aprendizagem. Segundo a HP, todos estes resultados requerem diversas infra-estruturas pensadas para albergar, docentes, alunos, técnicos e material que possibilite este tipo de ensino.
Rui Costa, técnico responsável por toda a informática na FCS, foi o especialista ouvido pelos membros da HP, para a apresentação e explicação de toda a plataforma que está instalada na faculdade. Segundo este técnico, “a UBI decidiu investir na construção de uma nova faculdade, a qual foi equipada com uma rede informática capaz de transmitir de forma melhorada os conteúdos que os docentes disponibilizam aos alunos”. Conteúdos esses que passam por vídeos, imagens de alta resolução, ficheiros informáticos que requerem um suporte bastante rápido e flexível. “As antigas instalações, onde começou a funcionar o curso de Medicina, tinham atingido o seu limite, para o número de estudantes que estavam no curso, e que estavam ligados a este tipo de ensino. Para além desse factor, também a antiga rede informática não conseguia suportar o tráfego de informação gerado por este tipo de actividades”, continua Rui Costa. “Precisávamos de uma nova rede que conseguisse suportar todo o tráfego gerado por este novo método de ensino”, também daí a construção de uma nova faculdade. Com o novo edifício, e as novas formas de ensino na FCS “precisávamos de uma plataforma que fosse capaz de suportar tráfego de e-mail, material de auto-aprendizagem, e informações multimédia, sobretudo, vídeos. Uma rede que teria de ser segura, flexível com uma boa capacidade e facilidade de gestão e competitiva também no preço”. Rui Costa explica que foram estudadas várias opções neste tipo de redes informáticas, “mas acabámos por escolher a ‘Adaptive ADGE Architecture ProCurve Networking’, da HP”.
Uma escolha que contou com o apoio de pessoal especializado, não só do próprio Centro de Informática da UBI, como também da HP, e da Prológica S.A, uma empresa portuguesa, parceira da multinacional norte americana. Todos estes parceiros estudaram as necessidades da nova faculdade e propuseram uma solução adapta às necessidades da mesma. Os equipamentos instalados na FCS conferem aos seus utilizadores “uma rede segura, móvel e simples, aliada a uma gestão flexível e coordenada de vários serviços”, concluiu o técnico responsável.
Os alunos que são inscritos nesta sofisticada rede informática têm acesso imediato aos serviços da mesma. Este tipo de rede é capaz de distribuir largas quantidades de informações, ligações de voz e vídeo-conferência, através de uma infra-estrutura segura. Esta nova plataforma informática serve todos os estudantes de Medicina, investigadores e técnicos que trabalham diariamente no campus. Para além de cobrir todas as necessidades da auto-aprendizagem esta rede é ainda capaz de suportar todo o tráfego informático gerado por todos os utilizadores.

> ruicosta @ ubi . pt em 2007-10-08 16:17:57
Gostaria de esclarecer algumas afirmações no artigo original da HP, nomeadamente em "Modernising the network", onde são referidas falhas de segurança e fiabilidade da anterior rede (que ainda usamos),o que não é verdade. A ideia correcta é a de que as anteriores instalações e rede já não conseguiam suportar todo o tráfego gerado pelo método de ensino, pelo número de alunos, equipamentos e actividades desenvolvidas e NÃO pela falta de segurança e fiabilidade, como foi dado a entender no artigo da HP.

> nunojtlopes @ hotmail . com em 2007-10-27 20:34:09
Qual é o melhor curso da UBI? Chama por ele, que ele está aqui....é MEDICINA! Os nossos Informáticos são os Maiores!!! :)


A plataforma informática da FCS serve todos os alunos de Medicina
A plataforma informática da FCS serve todos os alunos de Medicina


Data de publicação: 2007-10-02 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior