Voltar à Página da edicao n. 399 de 2007-09-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Baú da Biblioteca pretende levar livros a todas as escolas do concelho

Baú da Biblioteca leva livros às escolas

A Câmara Municipal da Covilhã vai promover uma iniciativa inédita no âmbito da promoção cultural e da leitura nas escolas. A partir de 8 de Outubro, as escolas do concelho começam a receber um baú de livros.

> Eduardo Alves

Os destinatários da iniciativa autárquica são os alunos que frequentam as escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico, no concelho da Covilhã. A autarquia serrana vai promover, a partir de 8 de Outubro, uma iniciativa denominada “Baú da Biblioteca”. Um evento que pretende ir ao encontro das crianças e das suas necessidades de leitura.
A primeira visita deste baú repleto de livros vai decorrer no próximo dia 8 de Outubro na Escola Básica de Unhais da Serra. Este é um projecto que tem como objectivo principal a promoção da leitura e o desenvolvimento cultural, usando para o efeito cinco baús (um por agrupamento escolar) que irão permitir a cerca de 500 crianças de todo o concelho um contacto directo com alguns livros e com novos modelos de brincadeiras e de tratamento das suas mensagens.
O Baú da Biblioteca propõe ainda aos alunos do quarto ano das escolas que integram esta iniciativa que façam uma dramatização da história do livro eleito entre todos os livros que se encontram no “fundo do Baú”. A Biblioteca Municipal da Covilhã assistirá a esta representação e cederá as suas instalações para a dramatização da mesma história.
Esta iniciativa irá passar, dia 8 de Outubro pelas escolas de Unhais da Serra e Barco, dia 9 pela escola de Verdelhos, a 10 nas escolas do Tortosendo, a 11 na Boidobra e 12 nos Penedos Altos. Recomeça depois no dia 22 de Outubro nas escolas da Erada e Ourondo, a 24 na escola do Dominguiso, a 25 no Alpendre, 30 em Orjais e 31 no Peso. Em Novembro, a iniciativa vai decorrer no dia 5 no Paul e na Barroca Grande, a 7 em Vales do Rio, a 8 no Ciclo do Jardim, a 9 no Canhoso, a 13 em Vale Formoso, 14 na Coutada, 19 em Casegas e São Jorge da Beira, 21 nas Cortes do Meio, 22 na escola A Lã e a Neve e 28 na Bouça. No mês de Dezembro, a iniciativa passa ainda pela escola do Sobral de São Miguel, dia 3.


O Baú da Biblioteca pretende levar livros a todas as escolas do concelho
O Baú da Biblioteca pretende levar livros a todas as escolas do concelho


Data de publicação: 2007-09-25 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior