Voltar à Página da edicao n. 399 de 2007-09-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI vai estar representada na Noite Europeia dos Investigadores por dois técnicos do GAAPI

UBI brilha na noite dos investigadores

Uma iniciativa de carácter europeu, promovida pela Comissão Europeia, vai este ano contar com a participação da Universidade da Beira Interior. Dois técnicos do Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação (GAAPI) vão representar a instituição na próxima Noite Europeia dos Investigadores.

> Eduardo Alves

Hélder Caetano e Pedro Serrão são os dois técnicos do GAAPI que vão representar a UBI no próximo dia 28 de Setembro, na Noite Europeia dos Investigadores. Entre a preparação de informações, cartazes e fichas técnicas de alguns projectos científicos que decorrem na UBI, encontram tempos para explicar esta iniciativa.
A “Noite Europeia dos Investigadores – Génios à Solta 2007” surge por iniciativa da Comissão Europeia e vai ocorrer simultaneamente, em vários países e contará também com um “Café Científico”. Em Portugal, este evento terá lugar em Santa Maria da Feira, no Europarque e no Visionarium, entre as 14 horas do dia 28 de Setembro e as 2 da madrugada de 29. A representar a UBI vão então estar presentes os dois técnicos do GAAPI que levam em carteira “alguns dos melhores projectos que estão a ser desenvolvidos na nossa instituição”. A importância deste evento “de alto relevo científico”, como explica Hélder Caetano, “vai servir para mostrar todas as potencialidades da instituição”.
A UBI vai ter um stand de exposições e vai também participar numa das três conferências que decorrem durante esta iniciativa da Comissão Europeia. Pedro Serrão adianta os projectos que a instituição covilhanense vai levar até ao Norte do país. Segundo este técnico, a UBI vai contar “com um stand repleto de informação sobre a vida académica e científica da instituição e com alguns protótipos e posters alusivos a projectos de investigação, em desenvolvimento por equipas da UBI”. De entre estes destaque para “um sensor de rede wireless versátil, portátil, auto-configurável e bi-direccional, desenvolvido pelo Departamento de Electromecânica; um método para simulação de actuantes electromagnéticos, baseados na aplicação de um dispositivo electromecânico que permitem optimizar esse actuante, com menor esforço computacional, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Electromecânica e pelo Departamento de Física; uma aplicação de redes de sensores wireless ao automóvel para medir, processar e fornecer diversos tipos de informação durante um cenário de corrida, exemplos de aceleração, consumos, identificação da pressão dos pneus, verificação da iluminação e avaliação dos sinais vitais do condutor, desenvolvido pelo Departamento de Informática e pelo Instituto de Telecomunicações; um Vipaccess Live Search™: meta motor de busca orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais. O Vipaccess Live Search™ destina-se particularmente ao uso de dispositivos móveis e integra opções específicas para novas gerações de PDAs ou SmartPhones com sistemas de GPS integrados, desenvolvido pelo Departamento de Informática e ainda uma cinta para grávidas, com micro-circuitos electrónicos integrados de aplicação específica associados a materiais têxteis para medir parâmetros biomédicos e biomecânicos relevantes, com vista à monitorização permanente dos parâmetros da paciente, desenvolvida pelos Departamentos de Física, de Engenharia Electromecânica e de Ciências e Tecnologias Têxteis.


A UBI vai estar representada na Noite Europeia dos Investigadores por dois técnicos do GAAPI
A UBI vai estar representada na Noite Europeia dos Investigadores por dois técnicos do GAAPI


Data de publicação: 2007-09-25 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior