Voltar à Página da edicao n. 398 de 2007-09-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Centro Paroquial de São José foi uma das obras inauguradas durante o passado fim-de-semana

Câmara em inaugurações “religiosas”

O Centro Paroquial de São José, no bairro dos Penedos Altos e uma sala de convívio na Associação do Sagrado Coração de Maria no Ferro foram marcaram o “percurso inaugural” levado a cabo pela Câmara da Covilhã e pela Diocese da Guarda.

> Eduardo Alves

O dia começou cinzento, mas a festa planeada de véspera contava ser rija. A Igreja dos Penedos Altos recebeu D. Manuel Felício, bispo da Diocese da Guarda e também Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense. A cerimónia litúrgica antecedeu aquela que foi a cerimónia inaugural do centro paroquial.
Um novo espaço destinado a diversas actividades da paróquia e também de um dos bairros mais importantes da cidade, que é composto por um salão polivalente, quatro salas, um bar e uma secretaria. Destapada a lápide que marca o dia da inauguração, lançada a água benta sobre os fiéis e é hora dos discursos.
Sérgio Saraiva, membro da Fábrica da Igreja, lembra que “este é um sonho de muitos tornado agora realidade”. O bispo segue-lhe as palavras e tece “louvores” à vontade “dos homens que ajudaram a construir este espaço”. Um espaço que vai agora ser dedicado à catequese e outras actividades da Igreja. O presidente da autarquia serrana aproveitou a “onda” de elogios ao trabalho de muitos e lembrou também “que este era um projecto de há muito.” “Uma obra que está feita e agora inaugurada”, rematou Pinto.
Foi já durante a tarde que o social-democrata que dirige a autarquia serrana se deslocou à freguesia do Ferro.
Carlos Pinto aproveitou o momento para mais uma inauguração. Desta vez, uma sala de convívio que é destinada aos idosos do lar da Associação do Sagrado Coração de Maria. Uma obra que representa, segundo os responsáveis, um investimento de mais de 110 mil euros, 55 dos quais foram comparticipados pela Associação de Desenvolvimento Rural – RUDE Líder. José Guerra, director da associação aproveitou o momento para lembrar o presidente da autarquia que ainda falta pagar “metade da obra”. Pinto deixou a garantia de que a dívida será paga em breve e adiantou mais investimentos.
O presidente do município aproveitou para anunciar a construção de “uma avenida” que vai ligar as freguesias do Ferro e Peraboa à Ponte Pedrinha, no Tortosendo. Esta nova via está orçada em mais de dois milhões de euros e vai contar com uma ciclovia. A obra deve vir a ser comparticipada por fundos do QREN.


O Centro Paroquial de São José foi uma das obras inauguradas durante o passado fim-de-semana
O Centro Paroquial de São José foi uma das obras inauguradas durante o passado fim-de-semana


Data de publicação: 2007-09-18 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior