Voltar à Página da edicao n. 398 de 2007-09-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
São várias as tradições mostradas nos quadros agora expostos

Tradição retratada a óleo

A Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior acolhe até dia 7 de Outubro uma mostra de pintura a óleo da autoria de Alcínio Vicente. Uma viagem no tempo é o que propõe o artista através das suas obras.

> Ricardo Morais

Os quadros de Alcínio Vicente expostos na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior recordam, na sua maioria, os tempos passados não faltando quadros alusivos à grande tradição raiana em homenagem à terra de onde é oriundo o pintor.
A "Malha", o "Encerro", o "Gadanheiro" são apenas algumas das obras que estão em exposição e que levam o visitante numa viagem ao passado e às tradições que ficaram esquecidas no tempo.
Pires Manso, docente da UBI não tem dúvidas ao afirmar que se não fosse o pintor retratar estas tradições "elas acabavam esquecidas o tempo". O principal responsável da vinda da exposição para o Museu da Universidade, salienta ainda que esta exposição é "a concentração da memória".
Alcínio Vicente é natural de Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal, é licenciado em Artes Plásticas (pintura) pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. A sua obra está presente nas colecções das Câmaras Municipais do Sabugal, Guarda e Sintra, na Casa do Concelho do Sabugal e na Casa das Beiras, no Sindicato dos Bancários, no Museu Soares Branco (Mafra) e em colecções particulares em Portugal, Espanha e França.
O autor dos quadros confessa que a escolha do óleo não é feita por acaso, mas "porque o óleo é o método mais tradicional e aquele que tem mais plástica". Alcínio Vicente explica que as suas obras retratam as tradições com as quais desde pequeno teve contacto. O autor lembra que a largada de touros, uma dos temas retratado num quadro, era algo que via em pequeno ainda ao colo da mãe. Desta forma, o autor recorda com saudade estas tradições e para que não fiquem esquecidas para sempre, é através da pintura e dos seus quadros que vai transmitir este conhecimento às gerações seguintes.

 


São várias as tradições mostradas nos quadros agora expostos
São várias as tradições mostradas nos quadros agora expostos


Data de publicação: 2007-09-18 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior