Voltar à Página da edicao n. 398 de 2007-09-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI conseguiu mais de mil novos alunos na primeira fase do concurso

UBI continua a crescer

Mais de 80 por cento das vagas disponibilizadas pela Universidade da Beira Interior foram preenchidas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Desta forma, a UBI, continua a ser a única universidade a crescer mais de 20 por cento.

> Eduardo Alves

“Nos últimos anos temos sido a única universidade a crescer em número de alunos”, lembra Manuel José Santos Silva, reitor da UBI. O responsável máximo pela instituição de ensino superior com sede na Covilhã não esconde o agrado relativamente aos novos alunos que este ano escolheram a UBI.
De entre as 1250 vagas disponível na UBI, 1030 foram preenchidas . Santos Silva, em declarações ao Urbi lembra que este significa “o preenchimento de 82,4 por cento do total das vagas”. Um número que continua a colocar a UBI a crescer. O responsável máximo pela instituição salienta ainda que “a UBI é a única universidade, a nível nacional, que tem conseguido manter, nos últimos anos, um ritmo de crescimento constante”. Este ano não foi excepção e segundo os responsáveis por todo este processo, os resultados ainda poderiam ter sido melhores. Isto porque, “houve uma anomalia nas provas de ingresso introduzidas na Direcção Geral de Ensino Superior, para a licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação, que esperemos que seja corrigido, e se fosse esse o caso estaríamos próximos dos 90 por cento de vagas preenchidas”.
Contudo, Santos Silva deixa a garantia de que os lugares agora deixados vagos “já têm alunos para os ocupar”. O reitor da instituição de ensino superior acrescenta que “os candidatos à universidade através de cursos como ‘Maiores de 23’ e outras métodos de ingresso, são suficientes para ocupar a totalidade dos 1250 lugares disponibilizados numa primeira fase”.
Outro dos pontos que este ano registou mudança, na UBI, foi o número de novos alunos em cursos de Engenharia e Ciências Exactas. Licenciaturas que tinham vindo a decrescer em alunos, mas que este ano tiveram um procura significativa. O reitor da instituição lembra que “os estudantes e as suas famílias olham para o mercado de trabalho e sabem que os cursos destas áreas oferecem saídas profissionais muito mais seguras que outros cursos, desta forma, a procura é maior”.
Um outro novo fenómeno registado na instituição covilhanense é o do crescimento do número de alunos das regiões da Beira Interior. Castelo Branco e Guarda são os dois distritos próximos da UBI que mais contribuíram com novos alunos. Santos Silva recorda que todos os anos, “cerca de 18 por cento dos alunos da UBI eram naturais destes dois distritos”. Este ano, e segundo o reitor, “o número aumentou para mais de 30 por cento”. Um facto que leva o responsável máximo pela UBI a sublinhar “o papel fundamental que a instituição tem nesta região do País”. Isto porque, na perspectiva do reitor, “se não fosse a UBI, muitos candidatos ao superior não poderiam frequentar a universidade, uma vez que os custos numa universidade fora desta região são muito elevados”. Desta forma, a UBI continua a ser preterida entre as restantes instituições da região.
Num âmbito geral, no País houve cerca de 42 mil alunos colocados, mais de 20 por cento do que 2006. Este ano, por cada dez candidatos, oito conseguiram colocação. Na Beira Interior há agora 2300 novos alunos, mais 16 por cento no que no ano passado. A UBI conta com o maior crescimento, O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é o segundo mais preferido, e vai ter este ano 730 novos alunos, o que representa um crescimento de 11 pontos percentuais. Por último, o Instituto Politécnico da Guarda recebe 563 novos alunos, o que representa um crescimento de 14 por cento, em relação ano anterior.


A UBI conseguiu mais de mil novos alunos na primeira fase do concurso
A UBI conseguiu mais de mil novos alunos na primeira fase do concurso


Data de publicação: 2007-09-18 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior