Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O “SkunhWorks” foi o segundo avião da UBI a participar na competição

Um voo de gigantes

O concurso de aeronáutica realizado pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço tem como objectivo testar as capacidades dos aviões em prova, no que respeita ao transporte de cargas.

> Eduardo Alves

Miguel Ângelo Silvestre, docente de Aeronáutica e responsável pela equipa vencedor do Air Cargo Challenger deste ano conta que “todos os projectos que chegam à fase do concurso representam inúmeras horas de trabalho, dedicação de todos e muitas afinações e testes.” Este tipo de prova começa por ser preparado com mais de um ano e meio de antecedência. Escolher o design do avião, o seu motor, estudar as teorias e “sonhar com conceitos inovadores” que possam levar o mais alto possível, cargas de chumbo. A principal dificuldade num projecto deste tipo “nem é a concretização, mas mais a implementação”, explica o responsável. Isto porque, “um relatório de projecto não é a parte mais difícil, difícil é ter o avião construído no dia da competição, de acordo com aquilo que foi desenhado e previsto para que funcione correctamente”. O docente de Aeronáutica sublinha que “são muitas as regras que estão em jogo em todo este desafio. Construir um avião capaz de levantar a maior carga possível com a menor potência possível é um dos requisitos deste desafio, e não é nada fácil”.
Nos Estados Unidos da América existe uma prova semelhante a esta e de tanto sucesso que teve, também já no Brasil se regista o mesmo tipo de iniciativa. Estas são provas muito concorridas, onde o objectivo passa por “projectar, construir e testar”.
O Air Cargo Challenge teve uma adesão forte, mesmo no que respeita a equipas estrangeiras. Nesta área destaque para a participação de duas equipas da Holanda, duas da Alemanha, uma de Espanha, uma da Grécia, uma da Turquia e uma do País de Gales. Para além destas, também inscrição de mais 13 equipas nacionais de quase todas as universidades portuguesas e alguns politécnicos. De entre todo este conjunto, apenas 17 equipas apresentaram os relatórios de projectos e destas, seis eram estrangeiras. O que levou a que apenas nove equipas chegassem ao final para a competição. Isto porque, os dias de provas foram precedidos pelas apresentações teóricas das aeronaves e também pela apresentação dos projectos que levaram à construção destes aviões.

[Voltar]


O “SkunhWorks” foi o segundo avião da UBI a participar na competição
O “SkunhWorks” foi o segundo avião da UBI a participar na competição


Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior