Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

ATL é o primeiro serviço do Centro do Tempo

Um Atelier de Tempos Livres para crianças vai ser o primeiro serviço do Centro do Tempo, uma casa recuperada com o objectivo de ajudar as famílias a conjugar a vida profissional e doméstica.

> Ricardo Morais

A Associação de Desenvolvimento Local Beira Serra vai colocar em funcionamento a partir de quarta-feira, dia 12 de Setembro, um Atelier de Tempos Livres (ATL) destinado a crianças que frequentam as escolas do 1º ciclo, nomeadamente nas quatro freguesias urbanas.
O ATL será o primeiro serviço a entrar em funcionamento no Centro do Tempo, edifício adaptado pela Beira Serra, situado na Rua Mateus Fernandes, cujo objectivo é ajudar as famílias a conjugar a vida profissional e doméstica.
O projecto pedagógico deste ATL foi pensado para promover um desenvolvimento global das crianças participantes e um tempo passado com qualidade. Vai proporcionar actividades tão diversas como expressão plástica, teatro, desporto, reciclagem artística, apoio escolar e muito, muito mais.
Este espaço para crianças foi criado também a pensar nos pais e por isso oferece um horário alargado e diversos serviços adicionais (transporte, alimentação, actividades para as interrupções escolares e férias e ATL ocasional).
A funcionar das 7h00 às 20h00, o ATL pretende proporcionar simultaneamente aprendizagem e divertimento. Segundo Tânia Araújo, técnica do projecto, "o ATL incluirá momentos para aprofundar as aprendizagens feitas na escola, mas pretende-se sobretudo que seja um tempo distinto e complementar àquele que é passado na escola e que permita aprendizagens diferentes". Acrescento ainda que "neste ATL, o tempo significa tempo de imaginar, criar, brincar, experimentar, optar, aprender, interagir e crescer".
A equipa que vai trabalhar no ATL é composta por três técnicos da Beira Serra. Dois com experiência na animação de ateliers pedagógicos e um com formação específica em animação infantil. Segundo Tânia Araújo, a equipa constituída permite acolher na fase inicial 20 crianças.
Frequentar o ATL o dia inteiro ao longo do mês, com almoço, custa 110 euros. Sem refeição o custo desce para os 70 euros. Se os pais optarem apenas pelo período da manhã ou da tarde o preço é de 85 e 45 euros, respectivamente, preço que inclui o transporte das crianças entre a escola e o ATL desde que os estabelecimentos de ensino se localizem nas freguesias da Conceição, São Pedro, São Martinho e Santa Maria. Nas férias escolares, o ATL assegura o acolhimento de crianças mediante o pagamento semanal de 35 euros que inclui o almoço ou 25 euros sem refeição. O ATL vai abrir entre os dias 12 e 17 de Setembro coincidindo com a abertura do ano escolar.
A recuperação de uma vivenda na Rua Mateus Fernandes nº 39 para o Centro do Tempo custou cerca de 500 mil euros, integra-se no projecto COMpasso, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Local Beira Serra e foi financiada pela iniciativa comunitária EQUAL.
O projecto tem como objectivo facilitar a conciliação entre a vida familiar e profissional dos utentes e resulta da parceria entre a Câmara da Covilhã, Universidade da Beira Interior, União de Sindicatos/CGTP, Núcleo Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) e entidades estatais.
No Centro do Tempo, as famílias vão dispor de actividades de tempos livres para idosos e crianças, serviço de refeições e tarefas domésticas, nomeadamente serviço de refeições e de engomadaria.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior