Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Festa das Vindimas mostra os bons vinhos da Beira Interior

Nos dias 15 e 16 de Setembro realiza-se nos Três Povos, a terceira edição da Festa das Vindimas. O objectivo é mostrar que os vinhos da Beira Interior são de qualidade e a iniciativa vai recriar o ambiente que antigamente era vivido na época das vindimas.

> Ricardo Morais

"Mostrar a qualidade dos vinhos da Beira". É com estas palavras que Luís Cerdeira, presidente da Junta de Freguesia do Salgueiro explica os objectivos da terceira edição da Festa das Vindimas que se realiza no próximo fim-de-semana, nos Três Povos, Fundão.
Organizada pelo Rancho Folclórico dos Três Povos com a colaboração das freguesias de Escarigo, do Salgueiro e da empresa municipal Fundão Turismo, esta edição do certame vai ainda contar com o apoio dos principais produtores de vinho da região, nomeadamente da Adega Cooperativa do Fundão, a Quinta dos Currais, a Vinolive e a Quinta dos Termos.
Promover o vinho da região é um objectvio partilhado por todas as entidades participantes. "O nosso papel é potenciar a visibilidade de uma festa temática como esta e procurar cruzar isto com a promoção e visibilidade que se pode proporcionar aos vinhos, aos bons vinhos que nós temos na região da Cova da Beira", explica Nuno Pimenta, responsável da Fundão Turismo. O ÉRsponsável da empresa municipal salientou ainda que "a carga tradicional será mantida até porque é ela que permite trazer as pessoas até ao evento".
O programa é maioritariamente composto por inicitivas culturais: "No sábado às 18 horas temos a inauguração de uma exposição, às 18h30 uma tertúlia sobre a temática e às 20 horas temos o jantar tradicional, ou seja, a ementa é igual àquelas que se levavam antigamente para as vindimas. No final, teremos uma noite de fados", explicou Ascenção Neto do Rancho Folclórico dos Três Povos.
No domigo terá lugar a visita a um alambique tradicional por volta das 14 horas, seguindo-se um cortejo etnográfico das vindimas que vai contar com vários carros alegóricos de diversas passagens das vindimas. A festa encerra com o encontro de folclore.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior