Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Rota de BTT percorre aldeias históricas

Duas dezenas de participantes, onde se incluem imprensa especializada internacional, descobriram uma nova forma de fazer turismo entre as aldeias históricas.

> Ricardo Morais

A empresa A2Z Adventures, localizada no Fundão, trouxe a Portugal o norte-americano Gary Fisher, o grande ícone mundial do BTT, relançando desta forma a Grande Rota das Aldeias Históricas.
O percurso foi traçado pelo INATEL em 1999, mas foi utilizada apenas uma vez, precisamente no ano 2000 com a realização de uma prova que reuniu 140 participantes. A empresa decidiu recuperar a rota com uma extensão de 538 quilómetros que une dez aldeias históricas, de Almeida a Idanha-a-Velha, numa iniciativa apoiada pela Agência Regional de Turismo do Centro e pela empresa municipal Fundão Turismo.
Gary Fisher, um ícone mundial do BTT esteve pela primeira vez em Portugal para apadrinhar a prova que os organizadores acreditam contribuir para o desenvolvimento turístico sustentado. "Muitos utilizadores desta rota marcada em 1999 pelo INATEL fazem-nos acreditar que este tipo de provas contribuem fortemente para o desenvolvimento desta região do País, tão esquecida", disse Pedro Pedrosa, director da A2Z Adventures. "Também acreditamos que este tipo de provas faz despertar as pessoas para um tipo de turismo alternativo a outros que não são minimamente sustentáveis", acrescentou.
A prova reuniu cerca de duas dezenas de participantes, despertou a atenção de jornalistas estrangeiros da especialidade que vieram do Brasil, Canadá e Estados Unidos para cobrir o evento que arrancou a 3 e terminou ontem, dia 10 de Setembro.
Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Turismo do Centro afirmou, durante a conferência de imprensa de apresentação da prova realizada no edifício da Moagem, no Fundão, que "Iniciativas como esta promovem a marca centro e um território importantissímo que são a aldeias históricas".
No final da conferência de imprensa, Gary Fisher declarou a paixão pela BTT, sublinhando que a sua presença em Portugal se fica a dever ao gosto por conhecer pessoas e lugares "quase intactos", as suas gentes e as suas tradições, além de gostar muito de se divertir "andar de bicicleta e comer bem".
Para além da vocação turística e empresarial, a prova teve ainda uma forte componente ambiental, nomeadamente no que diz respeito ao voluntarismo dos participantes que, em dois dias, pararam no Vale do Rossim para apanhar bolotas de carvalho que foram entregues à Associação dos Amigos da Serra da Estrela para posterior plantação no âmbito da campanha "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela".






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior