Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Aeronaves aterraram na Covilhã

O V Raid Aéreo do Noroeste Ibérico passou pela Covilhã na passada semana. Os participantes desta aventura pelos céus de Portugal e Espanha, aterraram no aeródromo da cidade serrana e depois levantaram voo para seguirem viagem até Burgos.

> Ricardo Morais

A Covilhã recebeu o V Raid Aéreo do Noroeste Ibérico. 25 aviões e um aviocar da Força Aérea Portuguesa aterraram na passada terça-feira, dia 4 de Setembro, no Aeródromo Municipal da Covilhã cumprindo a quarta etapa do Raid, organizado pelo Real Aeroclube de León e pelo Aeroclube de Bragança.
O passeio aéreo começou na base aérea militar de La Virgen del Camino, em Léon, no dia 1 de Setembro e terminou na quinta-feira, dia 6 de Setembro, em Bragança. A Covilhã foi a única paragem na Beira Interior.
Passavam poucos minutos das dez da manhã quando os primeiros aviões começaram a chegar ao aeródromo da Covlihã, provenientes do Aeródromo de Évora. Após terem reabastecido as aeronaves com 50 por cento de desconto, valor suportado pela Câmara da Covilhã, os participantes seguiram de autocarro para o Fundão, para um almoço oferecido pela Câmara local. Ao fim da tarde os mais de 60 participantes envolvidos na iniciativa visitaram o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.
A maioria das aeronaves que participam no Raid são espanholas, num total de 21, sendo as restantes três tripuladas por portugueses. "Aqui também se percebe a diferença no poder de compra", disse Gonçalves Lelo, presidente do Aeroclube de Bragança, para justificar a reduzida participação de pilotos portugueses. "Muitos deles, em vez de irem de férias para o sul de Espanha ou para as Canárias, programam a participação no Raid de um ano para o outro e fazem dele as suas férias", acrescentou.
O número de participantes na prova, que não tem caracter competitivo, "tem-se mantido estável ao longo do anos", referiu Gonçalves Lelo, adiantando que "os pedidos de inscrição tem crescido sobretudo nos últimos dois anos, mas por razões de segurança não admitimos mais participantes", concluiu.
O Raid Ibérico visa promover a actividade aeronáutica e turística, fomentar a convívio entre os participantes e ainda dar a conhecer o que de melhor existe em cada cidade visitada, nomeadamente ao nível da gastronomia, cultura e costumes, contribuindo para a coesão social e amizade entre povos e regiões.
A passagem do Raid pela região contou com os apoios da Câmara Municipal da Covilhã, da Câmara Municipal do Fundão/Fundatur, da Universidade da Beira Interior, da Região de Turismo da Serra da Estrela e do Aero Club da Covilhã.






Data de publicação: 2007-09-11 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior