Voltar à Página da edicao n. 395 de 2007-08-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O parque de merendas é um dos espaços verdes da Estrela

Estrela ao abandono

Um dos pontos verdes da Serra da Estrela mostra sinais de abandono e vandalismo. O Parque de Manutenção, junto à antiga Casa Florestal e um parque de merendas situado nas imediações são dois exemplos de esquecimento e desleixo de utilizadores e entidades responsáveis.

> Eduardo Alves

Graça Aguilar, animadora sócio-cultural no Lar de São José, na Covilhã conduz o grupo de idosos até aos bancos de cimento situados no coração do parque. Para quem deixa a cidade da Covilhã em direcção à Torre, depressa encontra esta mancha florestal.
Um espaço que sobreviveu ao enorme incêndio que há mais de uma década devastou todo o maciço central da mais alta montanha portuguesa. Espaço que alberga um parque de merendas e, do outro lado da estrada, o que em tempos foi considerado um circuito de manutenção.
Todas as manhãs, um grupo de idosos “vem comigo para aqui e gostam de desfrutar deste espaço”, começa por explicar a funcionária do lar. Por entre a meia dúzia de mesas de cimento os idosos formar pequenos grupos. Ouvir rádio, jogar às cartas ou por a conversa em dia, tudo serve para passar o tempo. Aqueles que se sentem com mais disposição “jogam à malha”.
O exercício não pode ser feito “no antigo campo de futebol”, uma vez que este espaço plano está coberto de vegetação e o acesso não é feito nas melhores condições. O jogo decorre assim no meio do parque de merendas. Para além da sombra, do ar puro e da beleza deste espaço “estas pessoas gostam de estar na serra”, sublinha Graça Aguilar. A animadora é a primeira a dizer que a autarquia tem vindo a recolher o lixo, e “a compor algumas coisas”. Contudo, “são as pessoas que estragam o pouco que existe”. Bancos partidos, caixotes destruídos e desperdícios de construção civil são sinais dessas mesmas atitudes negativas.
A animadora do Lar de São José diz ainda que “este tipo de atitude, para além de afectar quem aqui vem várias vezes no ano, deixa também uma imagem muito negativa a quem está aqui de visita pela primeira vez”. A animadora lamenta ainda que “talvez por causa de tudo isto não exista aqui nem sequer uma fonte onde se possa lavar as mãos ou uma peça de fruta”. Fonte que existiu em anos anteriores, mas que agora não funciona.
Muitos têm sido o que denunciam o estado lastimável a que estas duas estruturas chegaram. No que diz respeito ao circuito de manutenção, este quase já não existe. É por entre um caminho repleto de silvas e ervas que se começa por fazer a volta. Depois de algum exercício a “fugir” ao mato raso encontram-se os primeiros vestígios da referida estrutura. Suportes de bancos e placas exemplificativas de exercícios pontuam pela área. Mas a marcar todas elas está também o vandalismo. Em tempos a autarquia da Covilhã diz ter feito um investimento “avultado” para a recuperação do espaço. Contudo, a falta de sensibilidade de quem utiliza este tipo de espaços leva à sua total inutilização.


O parque de merendas é um dos espaços verdes da Estrela
O parque de merendas é um dos espaços verdes da Estrela


Data de publicação: 2007-08-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior