Voltar à Página da edicao n. 395 de 2007-08-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Escola Campos Melo no qual funciona um Centro de Novas Oportunidades

Um novo aprender

O Programa Novas Oportunidades tem sido um êxito. Lançado no início de 2005, a iniciativa já registou, até ao momento, mais de 250 mil inscrições. O Governo procura com este programa qualificar activos e prevenir o abandono escolar. O próximo ano lectivo está quase a começar e já existem mais de 250 inscritos na escola Campos Melo.

> Ricardo Morais

Já são 78 os candidatos da Covilhã, Paul e Teixoso certificados pelo Centro de Novas Oportunidades da Campos Melo, desde Dezembro até ao passado dia 27 de Julho. O centro tem sido um sucesso e para o ano lectivo que se aproxima as perspectivas não podiam ser melhores. A Escola Campos Melo já recebeu mais de 250 inscrições. O estabelecimento de ensino vai arrancar com a certificação de nível secundário do CNO.
Os CNO são uma oportunidade para os adultos com mais de 18 anos e habilitações inferiores aos 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade, verem reconhecidas e certificadas academicamente, as competências e os conhecimentos que adquiriram ao longo da vida.
Depois de em Julho a Campos Melo ter sido anfitriã do IV Encontro de CNO de Escolas Públicas da região centro em que participaram representantes de 14 Centros Novas Oportunidades, entre directores, coordenadores, profissionais e formadores, e cerca de 70 professores.
A iniciativa Novas Oportunidades, lançada em conjunto pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e pelo Ministério da Educação, dirige-se a dois públicos com necessidades distintas. Por um lado, aos jovens que abandonaram ou estão em risco de abandonar sem completarem a escolaridade obrigatória. Por outro, é dirigido aos adultos activos com baixas qualificações.
Após uma fase de diagnóstico, os adultos são encaminhados para as ofertas de educação ou formação adequadas ao seu perfil e às suas necessidades. É esta a primeira fase da estratégia de trabalho dos Centros de Novas Oportunidades, seguindo-se a fase da certificação ao nível do ensino básico ou secundário.
O primeiro balanço da iniciativa Novas Oportunidades na vertente dosadultos é positivo, segundo fonte do Governo que afirma terem-se registado mais de 250 mil inscrições durante a primiera fase do programa. O Governo procura com esta iniciativa qualificar até 2010 um milhão de activos.
Actualmente encontram-se a funcionar 268 cursos Novas Oportunidades em todo o país, mais 170 relativamente ao ano passado, num orçamento total de cerca de nove milhões de euros. O Governo estabeleceu, ainda, 477 protocolos com empresas nacionais.


Escola Campos Melo no qual funciona um Centro de Novas Oportunidades
Escola Campos Melo no qual funciona um Centro de Novas Oportunidades


Data de publicação: 2007-08-28 00:00:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior