Voltar à Página da edicao n. 395 de 2007-08-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Centro está pronto mas burocracias impedem a sua abertura

Centro de Diálise pronto há um ano

Há cerca de um ano que o Centro de Diálise da Covilhã (CDC) está pronto a funcionar mas ainda não abriu. Burocracias impedem a abertura do centro e obrigam doentes a deslocarem-se para vários pontos do país e até de Espanha.

> Ricardo Morais

O Centro de Diálise da Covilhã (CDC) continua fechado. O equipamento, pronto há cerca de um ano, está preparado para funcionar, mas ainda não abriu porque o ministro da Saúde ainda não assinou o despacho que permitirá à clínica ser convencionada pelo Estado.
O centro mantém-se fechado e as centenas de doentes renais da região continuam a ter de se deslocar para vários pontos do país para efectuarem os tratamentos.
De acordo com o médico Ernesto Rocha, director clínico do CDC, não é possível apontar uma data para a abertura. "Não faço ideia quando irá abrir, é um problema burocrático, a clínica está licenciada e só está à espera da convenção". Ernesto Rocha que, juntamente com Brito Rocha e Fernando Jorge, é um dos proprietários da estrutura construída junto à Faculdade de Medicina sublinhou ainda o tempo que já passou e os custos da infra-estrutura. "Estamos nisto há quase um ano, está ali empatado um milhão de contos à espera que o Estado resolva canalizar para a Covilhã os doentes da região que são forçados a deslocarem-se para longe, como por exemplo para Coimbra".
Por sua vez, o presidente da Câmara, Carlos Pinto, classifica a situação como "um escândalo". O presidente afirma já ter escrito ao ministro da Saúde dando conta das preocupações da população, nomeadamente, do drama dos doentes que têm de deslocar a Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Entroncamento, Portalegre, Lisboa e até mesmo a Salamanca em Espanha. Existem doentes que tem de sair da Covilhã às quatro e cinco da manhã para a diálise, em Coimbra, três vezes por semana. Para além das dificuldades para os doentes se deslocarem questiona-se ainda os custos que o Estado tem de suportar com estas viagens.
Apenas à espera de uma autorização, o CDC já tem pessoal médico, de enfermagem e outros técnicos, num total de 50 pessoas à espera de começarem a trabalhar. O CDC que de acordo com os responsáveis "é uma das melhores e mais modernas unidades do país", vai continuar fechado até que o Estado se decida a conceder a autorização que vai facilitar a vida aos muitos doentes renais da região. 


Centro está pronto mas burocracias impedem a sua abertura
Centro está pronto mas burocracias impedem a sua abertura


Data de publicação: 2007-08-28 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior