Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Apoio ao emigrante e geminação com Clamart em Penamacor

Na tarde do passado sábado, dia 18 de Agosto, foi inaugurado, em Penamacor um gabinete de apoio ao emigrante. As cerimónias serviram ainda para a apresentar a geminação com Clamart.

> Ricardo Morais

O concelho de Penamacor geminou-se no sábado com o município francês de Calmart e inaugurou um gabinete de apoio ao emigrante, numa altura do ano em que a população local quase triplica.
Segundo Domingos Torrão, presidente da Câmara de Penamacor, o município do norte do distrito de Castelo Branco tem actualmente cerca de sete mil habitantes, "mas sempre houve muitos emigrantes, para a Europa e Estados Unidos da América, que no Verão regressam à terra natal"."Após anos de afastamento, há cada vez mais emigrantes que procuram informações sobre a lei e a aplicação de determinadas normas em Portugal. Sobretudo aqueles que regressam de vez para se fixarem no nosso país", adiantou, justificando a necessidade do gabinete inaugurado.
Transferência de viaturas, pagamento de reformas e processos relacionados, são alguns dos assuntos em que o gabinete conta apoiar os emigrantes em Penamacor. O espaço vai funcionar no edifício dos Paços do Concelho e foi inaugurado no sábado.
Na mesma cerimónia, foi celebrado o acordo de geminação com o município francês de Clamart, nos arredores de Paris, onde existe uma forte presença de portugueses, entre os quais muitos oriundos do concelho de Penamacor. "Numa das últimas eleições em França votaram em Clamart cerca de três mil emigrantes portugueses. Muitas centenas deles são do concelho de Penamacor ou municípios vizinhos", sublinhou Domingos Torrão, para explicar a proximidade que conduziu à geminação.
Além das permutas culturais e desportivas, o presidente da Câmara considera que a geminação pode abrir portas para a comercialização de produtos típicos de Penamacor em França."Temos um bom conjunto de produtos, onde se destacam o queijo, azeite e mel", frisou.
Por outro lado, acredita que a paisagem marcadamente rural de Penamacor, a Reserva da Serra da Malcata e a melhoria das acessibilidades pode no futuro "atrair turistas franceses".






Data de publicação: 2007-08-21 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior